Uma análise da criminalidade na região do Corede Produção a partir da teoria econômica do crime (1997-2005)

Cristiano Aguiar de Oliveira, Liderau dos Santos Marques Júnior

Resumo


Este trabalho faz uma análise espacial da criminalidade na região do Corede Produção. Para este fim, são utilizados dados municipais agregados dos crimes de homicídio, lesão corporal, roubo e furto no período compreendido entre 1997 e 2005. A análise é realizada à luz da teoria econômica do crime, da abordagem ecológica e das contribuições do aprendizado social. No modelo teórico, a criminalidade em cidades pode ser explicada levando-se em conta as características locais, o ambiente local, a vizinhança e o histórico do indivíduo. Para o teste das hipóteses, utilizase um modelo econométrico com dados em painel. Os fatores renda e aglomeração urbana são os principais determinantes da criminalidade nas cidades do Corede Produção.

Palavras-chave


Crime. Cidades. Abordagem Ecológica. Estatística Espacial

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS