É possível manter nosso bem-estar consumindo a mesma variedade de produtos? A influência da categorização na saciação do consumidor

Lucio Sanzi Aquino, Vinicius Andrade Brei

Resumo


Este artigo estuda a relação entre a categorização de produtos e a saciação do consumidor. Mais especificamente, analisou-se se um conjunto de produtos que englobe duas categorias leva o consumidor a saciar menos do que conjuntos que contenham exclusivamente produtos de cada uma das categorias, em situações de repetição de consumo. Para isso, foi realizada uma pesquisa experimental de laboratório, em que foram construídas duas categorias de produtos para medir o fenômeno da saciação. Os resultados mostraram que o grupo de produtos com representantes de duas categorias chegou ao ponto máximo de saciação na sexta, de oito repetições de consumo. Já os grupos com representantes exclusivos de cada categoria chegaram ao ponto máximo de saciação na quinta repetição. A principal conclusão da pesquisa é que grupos de produtos com representantes de duas categorias saciam menos do que grupos com representantes exclusivos de cada categoria. Dessa forma, este estudo avança a fronteira do conhecimento na relação entre categorização e saciação, mostrando que a saciação do consumidor pode ser amenizada sem a necessidade de aumento da quantidade de produtos oferecidos.

Palavras-chave


Categorias Mercadológicas. Categorização. Saciação. Comportamento do Consumidor. Consumo.

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