“Tão famosos que você provavelmente nunca ouviu falar”: uma reflexão sobre a “nova” categoria de sujeitos influenciadores do consumo

Amanda Antunes, Marcella Azevedo

Resumo


Apesar de ser uma categoria relativamente recente, os influenciadores digitais apresentam crescimento exponencial e significativa relevância, tanto no discurso midiático, como nas práticas do marketing, disputando estes espaços com outras figuras notórias. O objetivo deste artigo é discutir as rupturas e continuidades na concepção e na prática desse fenômeno, a partir de uma análise comparativa entre as tradicionais celebridades e essa “nova” categoria de influenciadores. Para tanto, foram utilizados como recursos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da observação das ações de marcas − entre elas, o endosso de produtos por influenciadores digitais. Como resultado, de forma sucinta, infere-se-se que as celebridades despertam no público uma admiração de caráter aspiracional, distantes que são da sua audiência.  Já a chave para compreensão dos influenciadores digitais é sua grande proximidade com o comum e cotidiano, se posicionando muito próximos a seus seguidores.


Palavras-chave


Influenciadores digitais. Celebridades. Consumo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33624

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ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729


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