Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários

Jamer Guterres de Mello, Lúcio Reis Filho, Laura Loguercio Cánepa

Resumo


Neste artigo, propomos a existência de um diálogo entre três documentários dirigidos pelo cineasta Werner Herzog (O Homem Urso, 2005; Encontros no Fim do Mundo, 2007; Visita ao Inferno, 2016) com a noção de horror cósmico, desenvolvida pelo escritor e teórico da literatura H.P. Lovecraft (1890-1937), cuja produção tem se mostrado fonte recorrente de análises culturais e filosóficas. Em uma breve análise de elementos temáticos e discursivos presentes nos três documentários, buscamos lançar as bases de uma pesquisa ainda em andamento. A análise procura observar semelhanças específicas entre as narrativas de Herzog e Lovecraft, uma vez que ambos concebem suas obras de modo a miniaturizar a vida humana, resumindo-a à sua insignificância dentro de um universo infinito e hostil, sobre o qual pouco se conhece. Essa perspectiva cria não apenas ambientes fantásticos, mas também leva seus personagens aos limites da sanidade e, eventualmente, à loucura diante do desconhecido.


Palavras-chave


Documentário; Werner Herzog; H.P. Lovecraft

Texto completo:

PDF

Referências


AMES, Eric. Herzog, Landscape, and Documentary. Cinema Journal, University of Texas Press, v. 48, n. 2, p. 49-69, winter 2009.

BLACK, Andy. Crawling celluloid chaos – H. P. Lovecraft in cinema. Necronomicon: The Journal of Horror and Erotic Cinema. Book 1. London, UK: Creation Books, 1996.

DAVIS, Eric. Calling Cthulhu: H. P. Lovecraft’s Magick Realism. Gnosis: A Journal of the Inner Western Tradition, n. 37, Fall 1995.

ELDUQUE, Albert. As ruínas no cinema de Werner Herzog. In: XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo, USP, 2011.

ENCONTROS no Fim do Mundo (Encounters at the End of the World). Direção: Werner Herzog. Produtor: Ryan Andrew Evans. Produção independente, EUA, 2007,99min.

FELINTO, Erick. All Hail the Great Cthulhu: A segunda vida de H.P. Lovecraft, Filósofo Especulativo e Pós-Humanista. In: MONTEIRO, M.; GIUCCI, G; PINHO, D. (Orgs.). Eros, Tecnologia, Transhumanismo: Figurações Culturais Contemporâneas. Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 121-142.

GARCIA, Yuri. Monstros Sagrados e Ciberculturais – H. P. Lovecraft e sua mitologia na cultura contemporânea. In: V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia – Alcar Sudeste, 2016. Anais do V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Niterói, UFF, 2016.

HERZOG, Werner. The Minnesota Declaration: Lessons of Darkness. Walker Art Center, Minneapolis, Minnesota, Abril, 1999.

HOMEM Urso, O (Grizzly Man). Direção: Werner Herzog, EUA, 2005, 104 min.

HOUELLEBECQ, Michel. H. P. Lovecraft: Against the World, Against Life. São Francisco, EUA: McSweeney´s Books, 2005.

JOSHI, Sunand T. I am Providence: The life and times of H.P. Lovecraft. Nova York: Hippocampus Press, 2013.

______. (Org.). Black Wings of Cthulhu 2: Eighteen New Tales of Lovecraftian Horror. London: Titan Books, 2014.

KUTRIEH, Marcia G. The Cosmology of H. P. Lovecraft. Bulletin of the Faculty of Humanities and Social Sciences, Qatar University, n. 8, p. 37-49, 1985.

LOVECRAFT, Howard Phillips. The Complete Cthulhu Mythos Tales. New York: Barnes and Nobles, 2013.

______. Horror sobrenatural em literatura. Tradução de Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.

LUDUEÑA ROMANDINI, Fabián. H.P. Lovecraft: a disjunção no ser. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2013.

MIGLIORE, Andrew; STRYSIK, John. Lurker in the Lobby: A Guide to the Cinema of H.P. Lovecraft. Portland, EUA: Night Shade Books, 2006.

MITCHESON, Katrina. Truth, Autobiography and Documentary: Perpectivism in Nietzsche and Herzog. Film-Philosophy, v. 17, n. 1, p. 348-366, 2013.

PRAGER, Brad. The cinema of Werner Herzog: Aesthetic ecstasy and truth. Londres: Wallflower Press, 2011.

THACKER, Eugene. In the Dust of This Planet: Horror and Philosophy. UK/EUA: John Hunt Publishing, 2011.

TRIGG, Dylan. The flesh of the forest: Wild being in Merleau-Ponty and Werner Herzog. Emotion, Space and Society, v. 5, n. 3, p. 141–147, ago. 2012.

WELLS, H.G. A ilha do Dr. Moreau. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

VISITA ao Inferno (Into the Inferno). Direção: Werner Herzog. EUA, 2016, 104min.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28490

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS