O tempo entre “competências e habilidades”: uma análise das questões de História do Brasil nas provas do Enem

Juliana Miranda da Silva

Resumo


A partir da análise de questões sobre História do Brasil presentes em diferentes edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este trabalho objetiva discutir como foram abordadas as percepções temporais e a construção do tempo histórico nas referidas questões. Busca-se aferir acerca tanto da construção de sentidos do passado, atribuídos a determinados eventos históricos, como as relações possíveis com o presente, no qual age o sujeito histórico e cria-se um horizonte de expectativa futuro. Discute-se ainda, a construção das questões a partir das competências e habilidades norteadoras do exame e o caráter interdisciplinar da prova. As análises concentraram-se nas provas de “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, área do conhecimento que contempla a avaliação das competências e habilidades pertinentes aos conhecimentos históricos articulados a outras disciplinas, como Sociologia, Filosofia e Geografia.

 

Palavras-chave


Enem. Tempo histórico. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Referências


BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Washington, DC: Banco Mundial, 1996.

BARROS, José D’Assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

BRASIL. Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União - Seção 1, Brasília, DF, p. 7, 25 abr. 2007.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 ago. 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União - Seção 1, Brasília, DF, p. 1, 17 fev. 2017. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

BRASIL. Medida Provisória n° 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial da União – Seção 1, Brasília, DF, n. 184-A, p. 1, 23 fev. 2016.

BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. INEP. Documento Básico ENEM. Brasília, DF: INEP, 2002.

BRASIL. Plano Decenal de Educação Para Todos. Brasília, DF: MEC, 1993. Versão atualizada, 120p.

BRASIL. Portaria nº 109, de 27 de maio de 2009. Estabelece a sistemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 100, p. 56, 28 maio 2009.

BRASIL. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio. Diário Oficial da União – Seção 1, Brasília, DF, n. 102-E, Seção 1, p. 5, 1 maio 1988.

CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 93-112, 2001.

CONFERÊNCIA Mundial de Educação para Todos. Declaração Mundial de Educação para Todos. Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Brasília, DF: UNIFEC, 1990.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2010 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2011 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2012 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2013 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2014 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2015 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2009 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM 2009 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educaçã o. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 3 jun. 2019.

LOPES, Alice Casimiro; LÓPES, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: o caso do Enem. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 1 p. 89-110, abril, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100005

KOSELLECK, Reinhart. Uma História dos conceitos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 134-146, 1992.

SCHWARTSMAN, Hélio. A ideologia do Enem. Folha de S. Paulo, São Paulo, ano 95, n. 31.618, 27 out. 2015. Primeiro Caderno, p. 2.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/21778-3748.2019.1.31772

e-ISSN: 2178-3748

 

Avaliação do Qualis CAPES 
ÁREA CAPES - História
CLASSIFICAÇÃO - B3


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

 

 


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS