Criatividade e Inteligência Emocional em Crianças: Um Estudo Relacional
Resumo
desenvolvimento sadio e adaptativo dos indivíduos e a observação da escassez de estudos que buscam comparar os
dois construtos, uma amostra composta por 162 crianças com idades entre 9 e 11 anos, equilibrada igualmente entre os
sexos, estudantes do 4º e 5º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental foi investigada. As crianças responderam
ao Teste de Criatividade Figural Infantil e ao Teste de Inteligência Emocional para Crianças. A análise multivariada
da variância indicou que as variáveis sexo e série exercem influência significativa somente na medida de criatividade.
As correlações entre os fatores da inteligência emocional e da criatividade não se mostraram significativas, de forma a
se poder afirmar, na presente amostra, a independência dos construtos. Sugere-se a realização de outros estudos, com
ampliação da amostra e diversificação dos instrumentos, a fim de melhor investigar essa relação.
Palavras-chave
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PDFe-ISSN: 1980-8623
ISSN-L: 0103-5371
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