Criatividade e Inteligência Emocional em Crianças: Um Estudo Relacional

Tatiana de Cássia Nakano, Priscila Zaia

Resumo


Considerando que tanto a criatividade quanto a inteligência emocional são características importantes para o
desenvolvimento sadio e adaptativo dos indivíduos e a observação da escassez de estudos que buscam comparar os
dois construtos, uma amostra composta por 162 crianças com idades entre 9 e 11 anos, equilibrada igualmente entre os
sexos, estudantes do 4º e 5º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental foi investigada. As crianças responderam
ao Teste de Criatividade Figural Infantil e ao Teste de Inteligência Emocional para Crianças. A análise multivariada
da variância indicou que as variáveis sexo e série exercem influência significativa somente na medida de criatividade.
As correlações entre os fatores da inteligência emocional e da criatividade não se mostraram significativas, de forma a
se poder afirmar, na presente amostra, a independência dos construtos. Sugere-se a realização de outros estudos, com
ampliação da amostra e diversificação dos instrumentos, a fim de melhor investigar essa relação.

Palavras-chave


Inteligência emocional; medidas de inteligência; criatividade; infantil.

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623

ISSN-L: 0103-5371

*********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS