O REFERENCIAL TEÓRICO DE BOURDIEU E AS CONDIÇÕES PARA SUA APRENDIZAGEM E UTILIZAÇÃO

Autores

  • Odaci Luiz Coradini Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35832

Resumo

Neste artigo são expostos alguns fundamentos da abordagem e da concepção de ciências sociais de Bourdieu, para, com base nisso, apresentar os problemas mais frequentes nos esforços em sua aprendizagem e utilização. O argumento principal é o de que, se por um lado, o esquema analítico de Bourdieu pode representar um avanço para as ciências sociais, por outro lado, devido aos seus requerimentos quanto à aprendizagem e condições de exercício profissional, frente à situação brasileira, apresenta também novos desafios e dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. & SAINT MARTIN, M. 'Agrégation et ségrégation; Le champ des grandes écoles et la champ du pouvoir'. In: Actes de la Recherche en Sciences sociales, (69), sep., 1987. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1987.2380

BOURDIEU, P. & WACOUANT, L. J. D. Réponses. Paris: SeUil, 1992.

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982 .

. --. Choses Dites. Paris: Minuit, 1987.

--. 'Décrire et prescrire; note sur les conditions de possibilité et les limites de l'efficacité politique".m In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, mai, 1981.

BOURDIEU, P. 'Epilogue; "On the possibility of a field of world sociology'. In: --& COLEMAN, J. S.

Social Theory for a Changing Society. New York: Sage, 1991.

BOURDIEU, P. et al. Le Métier de Sociologue. Paris: Mouton-Bordas, 1968. DOI: https://doi.org/10.1515/9783112322062

--. Homo Academicus. Paris: MinUit, 1984.

--. 'Introdução a uma sociologia reflexiva'. In: --. O Poder Simbólico. Lisboa: Ditei, 1989b.

--. "L'illusion biographique". In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, (62/63), 1986. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1986.2317

--. La Distinction; Critique sociale du jugement. Paris: MinUit, 1979.

--. La Noblesse d'État; Grandes écoles et esprit de corps. Paris: MinUit, 1989.

--. "La science et l'atualité' . In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, (61), mars, 1986.

--. 'La spécificité du champ scientifique et les conditions sociales du progrs de la raison ." In: Sociologia et Societés, VII (1), mai, 1975.

--. 'Le champ scientifique". In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, (2-3), juin, 1976. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1976.3454

--. "Le mort saisit le vif; Les relations entre l'histoire réifiée et l'histoire incorporée'. In: Actes de

la Recherche en Sciences Sociales, (32133), 1980b.

--. Le Sens Pratique. Paris: MinUit, 1980.

--. Leçon Sur la Leçon. Paris: Minuit, 1982b.

--. "Les Sciences Sociales et la Philosophie". In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, (47/48), jUin, 1983. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1983.2187

--. 'Penser la politique'. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, (71172), mars, 1988.

CARO, J. -Y. 'La sociologia de Pierre Bourdieu: éléments por une théorie du champ politique'. ln: Revue Française de Science Politique, 30 (6), déc., 1980. DOI: https://doi.org/10.3406/rfsp.1980.393932

COLIJNS, R. The Credential Society; An historical sociology of education and stratification. San Diego: Academic Press, 1979.

CORADINI, O. L. '"Grandes Famílias' e Elite 'Profissional' na Medicina no Brasil'. In: Cadernos de Ciência Política, UFRGS, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59701996000300004

ORTIZ, R. "A procura de uma sociologia da prática". In: --. (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.

PÉCAUT, D. Os Intelectuais e a Política no Brasil; Entre o povo e a nação. São Paulo: Ática, 1990.

RANCIRE, J. et al. L'Empire du Sociologue. Paris: La Découverte, 1984.

SAINT MARTIN, M. "À propos d'une rencontre entre chercheurs; sciences sociales et politique ao Brésil' . In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, (71172), mars, 1988.

VÁRIOS. Mesa-Redonda. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, 16 (6), jul. de 1991.

WEBER. M. Economia y Sociedad; Esbozo de sociologia comprensiva. México: Fondo de Cultura Económica, 1984.

Downloads

Publicado

1996-12-31

Como Citar

Coradini, O. L. (1996). O REFERENCIAL TEÓRICO DE BOURDIEU E AS CONDIÇÕES PARA SUA APRENDIZAGEM E UTILIZAÇÃO. Veritas (Porto Alegre), 41(162), 207–220. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35832