UMA NOVA FORMA DE GERENCIAMENTO: a avaliação

Autores

  • Jean-Pierre Faguer Centre d'Études de J'Emploi e Maison des Sciences d l'Homme - Paris/França
  • Gabrielle Balazs Centre d'Études de J'Emploi e Maison des Sciences d l'Homme - Paris/França

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35675

Resumo

A partir de entrevistas realizadas numa empresa de informática em momentos diferentes, dos anos oitenta aos anos noventa, junto a vários agentes que trabalhavam nesse local, este artigo expõe como, atrás das relações de trabalho aparentemente descontraídas, a busca pela "transparência" obriga cada um dos assalariados a trabalhar sob o olhar dos outros, e as avaliações constantes dos desempenhos são indicadores de tensões que suscita a intensificação da concorrência. Também é exigido do pessoal subalterno uma parte cada vez maior de atividade e de "comunicação". Enfim, verifica-se que as relações de trabalho são inseparavelmente relações de dominação, onde cada posto, ao mesmo tempo que implica o domínio de uma competência técnica especifica, demanda as qualidades ordinariamente exigidas do pessoal de serviço.

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Publicado

1997-12-31

Como Citar

Faguer, J.-P., & Balazs, G. (1997). UMA NOVA FORMA DE GERENCIAMENTO: a avaliação. Veritas (Porto Alegre), 42(2), 411–426. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35675