UMA FORMA DE FORMAÇÃO: médicos na escola profissional

Autores

  • Maria Stephanou Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35667

Resumo

O estudo examina um dos modos de realização da formação sanitária empreendida por médicos gaúchos junto a uma escola técnico profissional para trabalhadores, nas primeiras décadas deste século, no Rio Grande do Sul. Busca-se demonstrar que as ações e estratégias desencadeadas pelos médicos conferiram uma forma, uma identidade ao processo de formação, forma essa associada à constituição de sujeitos com consciência sanitária e comportamento higiênico. A investigação volta-se para a extensa rede de saberes e poderes que elegeu a escola como locus privilegiado de atuação de higienistas que associaram a prática da higiene a um ideal de civilidade, urbanidade e progresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes primárias

EGATEA, Revista da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Anos de 1919 a 1933.

PITTA PINHEIRO, João. "Departamento de Saúde". Relatório da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Porto Alegre, 1927. ls.n.t.I

Relatórios do Departamento de Saúde da Escola de Engenharia. ln: Relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Anos de 1919 a 1934.

Fontes secundárias

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. ln: Coisas Ditas. Trad. de Cássia R. da Silveira e Deise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 1987.

---. Réponses - pour une antropologie rétlexive. Paris: Éd Séuil, 1992.

--- . Le sens pratique. Paris, Les Éditions de Minuit, 1980. (excertos: trad. de Julieta Desaulniers, para uso particular).

CARVALHO, Maria Alice R. de, LIMA, Nísia V.T. O argumento histórico nas análises de saúde coletiva. ln: FLEURY, Sonia (org.) Saúde Coletiva? Questionando a onipotência do social. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1992. p. 117-156.

CHAPOULIE, Jean-Michel & BRIAND, Jean-Pierre. A instituição escolar e a escolarização: uma visão de conjunto. ln: Educação & Sociedade. Campinas: Papyrus: CEDES, n. 47, abr.1994:11-60. Trad. Julieta B. R. Desaulniers.

DANDURAND, Pierre & OLIVIER, Émile. A centralidade dos saberes e educação. ln: Educação & Sociedade. Campinas: Papyrus: CEDES, n. 46, dez. 1993:380-407.

DESAULNIERS, Julieta B.R. Formação, ou qualificação, ou competência ... ln: Veritas. Porto Alegre:

EDIPUCRS, n. 149, 1993.

---. A instituição: um lugar de produção do social. ln: Véritas. Porto Alegre: EDIPUCRS, n. 15, 1995.

--- . Instituição escolar e a formação. 1993. Trabalho apresentado à 17' Reunião Anual da ANPEd (mimeo).

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro, Graal, 1990a. 61 ed.

---. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1993a, 111 ed.

---. Résumé des Cours (1970-82). Paris, Julliard, 1989. (especialmente "Subjetividade e Verdade"

- Curso no College de France 1980/81 p.133-141.Trad. Marisa Faermann Eizirik).

---. Tecnologias de! yo y otros textos afines. Barcelona, Siglo Veintiuno, 1990b.

---. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1993b.10' ed.

FREIRE COSTA, Jurandir. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro, Graal, 1983.

HERSCHMANN, M. e PEREIRA, Carlos A. M.(org.). A invenção do Brasil Moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro, Rocco, 1994.

HUTMACHER, Walo. Para uma análise das instituições escolares. ln: NÓVOA, António (org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995. (p.13-42).

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. ln: SILVA, T.T.(org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. (p.35-86).

MARQUES, Vera Regina Beltrão. A medicalização da raça: médicos, educadores e discurso eugénico.

Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 1994.

RAGO, Luzia Margareth. Políticas da (in)diferença: individualismo e esfera pública na sociedade contemporânea. In: Anuário do Laboratório de Subjetividade e Política-Movimentos Sociais/Linhas de Fuga. Ano II, v.II, 1993. UFF, Rio de Janeiro. (p.11-29).

STEPHANOU, Maria. Forjando novos trabalhadores: a experiência do ensino técnico profissional no Rio Grande do Sul (1890-1930). Porto Alegre, Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação

(UFRGS), 1990.

---. Formar o cidadão física e moralmente: médicos, mestres e crianças na escola elementar. In: Educação, Subjetividade & Poder. Porto Alegre: Núcleo de Estudos sobre Subjetividade, Poder e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS; Ijuí: Editora UNLJUÍ, v.3, n.3. jan./jun.1996 (p.59-66).

TANGUY, Lucie & ROPÉ, Françoise (org.) Savoir et compétences - de l'usage de ces notions dans l'école et l'entrepise. Paris: L'Harmattan, 1994.

Downloads

Publicado

1997-12-31

Como Citar

Stephanou, M. (1997). UMA FORMA DE FORMAÇÃO: médicos na escola profissional. Veritas (Porto Alegre), 42(2), 291–306. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35667