COMPETÊNCIA E CIDADANIA NO MUNDO DO TRABALHO

Inês Amaro da Silva

Resumo


Nas proximidades do novo milênio deparamo-nos com a construção de um progresso científico e tecnológico muito intenso, o qual coloca novas dimensões às desigualdades sociais, bem como impõe novas demandas à formação. O atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas requer, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para um avanço na necessária articulação entre as demandas do mundo do trabalho - expressas na categoria competência - com as do mundo social com um todo, que se manifestam na ampliação dos espaços voltados à construção da cidadania. Esse artigo busca fundamentar a necessidade e a possibilidade dessa articulação, procurando captar possíveis elementos que constituem esse processo, junto às ações de formação desencadeadas pelo SESJ/Rs.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do Mundo do Trabalho - 2 ed. - São Paulo: Cortez, 1995.

BENEVIDES, Maria. V. de M. Cidadania e Democracia. ln: Lua Nova - Revistade Cultura e Política - São Paulo: CEDEC, n. 33, 1994.

BORDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1989.

---. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

---. Razões Práticas - sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.

DEMO, Pedro. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida - Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

DESAULNIERS, Julieta B. R. Formação, ou qualificação, ou competência ... ln: Veritas - Porto Alegre:

EDIPUCRS, v. 38, n. 149, março 1993.

---. Formar o cidadão: um processo repleto de saberes. Trabalho apresentado no 1ª CONGRESSO

LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - 150011970, em Lisboa/Portugal, de 23 a 26 de janeiro de 1996, mimeo, 1996a.

---. Formação em busca da competência: uma demanda da atualidade. mimeo, 1996b.

---. A dinâmica estrutural do campo religioso: Alguns dados empíricos. ln: Ventas v. 41, n. 162. Porto Alegre: EDIPUCRS, junho 1996c.

DRUCKER, Peter F. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.

ENGUITA, Mariano. Tecnologia e Sociedade: a ideologia da racionalidade técnica, a organização do trabalho e a educação. In: Revista Educação e Realidade - Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 13, 1988.

FERREIRA, Nilda T. Cidadania, uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. ln GENTIIJ, PabloA A. e SILVA, T. T. da Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. Visões

Críticas. 2 ed. RJ: Vozes, 1994

GENTIL!; Pablo A. A. & SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação - visões críticas. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

IANNI, Otávio. A Sociedade Global. 3 ed; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

LOPE, A y ARTILES, A.M. Las relaciones entre formación e empleo. Economía y Sociología dei Trabajo. Madríg: Ministerío de Trabajo yAsuntos Sociales, n. 27/28, marzo-junio, 1995

ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bordieu. Coleção Grandes Cientistas Sociais (39). São Paulo: Ática, 1983.

RÉGNIER, E. Martha. Desafios da Educação para o Terceiro Milênio: Breves Considerações. Boletim Técnico db SENAC 19(1): 2-15, jan./abr. 1993.

SALES; Teresa. Raízes da desigualdade na cultura politica brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais Estado/editora), ano 9, n. 25, jun. 1994.

SPINK, Peter.. '.'Cidadania na organização e cidadania da organização: notas para a desconstrução de "recursos humanos". ln: SPINK, M. J. Paris (org.). A cidadania em Construção - uma reflexão traI1sdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994.

STROOBANTS, Marcelle. Travai! et compétences: récapitulation critique des approches des savoirs au travai!. ln: Revue Formation/Emploi. n. 33. Paris. Editions La Documentation Française, 1991.

TANGUY, Lucie - Formação, uma atividade social em vias de definição? - apud COSTER e PICHAULT (organizadores) Traité de Sociologie du Travail. Bélgica. Ed. De Boeck - W, 1994.

TANGUY, Lucie & ROPÉ, Françoise. Savoirs et Competences. París: Ed. Hartmman, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35662

ISSN-L: 0042-3955

e-ISSN: 1984-6746


Veritas - Revista Quadrimestral de Filosofia da PUCRS

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos princípios recomendados por essa organização de referência internacional em ética e integridade na publicação científica.http://www.publicationethics.orgbr>

Licencia Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas editoriales de revistas científicas brasileñas. Disponibilidad de depósito: Azul .

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS