Heidegger e Paulo. Contração da temporalidade e religiosidade “escatológica” na situação do hos me paulino (1 Cor 7, 29-31)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.3.34367

Palavras-chave:

fenomenologia, facticidade, escatologia, temporalidade

Resumo

O artigo destaca a noção de temporalidade com base na interpretação fenomenológica do texto paulino de 1 Cor 7,29-31 na segunda parte da preleção friburgense do semestre de inverno de 1920/1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião (GA 60, 119-121). Heidegger volta-se para o que unicamente faz do cristianismo um evento originariamente histórico, a saber: a fé cristã. Dentre os três fenômenos temporalmente eminentes presentes na segunda parte do curso (o ter-se-tornado [Gewordensein], o “como se não” [alsobnicht, hōsmē] e a espera da parusia) destacamos a partícula grega hōs mē de 1 Cor 7,29-31 como atuação autêntica do presente: a fórmula hōs mē  não tem somente um sentido negativo, mas para Paulo o “como se não” significa que o comportamento induzido pelo viver “como se não” não exclui o engajamento no mundo circundante (Umwelt) e mais precisamente contra ele. Explicitar esse “retorno” à situação fática que caracteriza a vida cristã tal como Paulo a viveu através da escrita de suas epístolas implica examinar, sucessivamente, os dois momentos fundamentais da fenomenologia do jovem Heidegger (1), o texto paulino a partir da relação entre concentração e tensão escatológicas (2), a fórmula hōs mē e o complexo realizador da vida cristã com base no horizonte escatológico (3) e, a guisa de conclusão, a relação entre “concepção prévia” e facticidade cristã com base na coesão estrutural entre religiosidade cristã originária, experiência fática da vida e temporalidade(4).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Silva Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Professor Titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFES e Bolsista de Produtividade em Pesquisa,
Nível 02, do CNPq.

Referências

ALAND, Kurt; BLACK, Matthew et al. (ed.). The Greek New Testament.Stuttgart: Biblia-Druck GmbH, 1983.

ARDOVINO, Adriano. InterpretazionifenomenologichedelCristianesimo.

Vaticano: LateranUnivsesity Press, 2016.

AGAMBEN, Giorgio. O tempo que resta. Um comentário à Carta aos Romanos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 37-57.

ANELL I, Alberto. Heidegger e lateologia. Brescia: Morcelliana, 2011.

BARASH, Jeffrey Andrew. Theology and the Historicity of Faith in the Perspective of the Young Martin Heidegger. In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New

York: Rodopi, 2010. p. 93-113. https://doi.org/10.1163/9789042030817_006 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_006

ARRIEN, S. J. L’inquiétude de la pensée. L’herméneutique de la vie du jeune Heidegger (1919-1923). Paris: PUF, 2014. https://doi.org/10.22329/p.v12i2.5037 DOI: https://doi.org/10.22329/p.v12i2.5037

ARRIEN, S. J. Foiet indication formelle. Heidegger, lecteur de saint Paul (1920-1921). In: CAMILL ERI, S. (éd.). Le jeuneHeidegger 1909-1926. Paris: J. Vrin, 2011. p. 155-172.

CAMILL ERI, S. Phénoménologie de la religion et herméneutique théologique dans la pensée du jeune Heidegger. Dordrecht: Springer, 2008. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6731-0_12 DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6731-0_12

CAMILL ERI, S. Heidegger et les grandes lignes d’une phénoménologie herméneutique du christianisme primitif. Dordrecht: Springer, 2017. https://doi.org/10.7764/aporia.2.1635 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-45198-5

FAGNIEZ, Guillaume. Remarques sur le “sens du sens” chez le jeune Heidegger. Philosophiques, Québec, n. 44/2, p. 354-355, 2017. https://doi.org/10.7202/1042340ar DOI: https://doi.org/10.7202/1042340ar

FISCHER, Mario. Religiöse Erfahrung in der Phänomenologie des frühen Heidegger. Göttingen: Vandenhoeck& Ruprecht, 2013. https://doi.org/10.13109/9783666564086 DOI: https://doi.org/10.13109/9783666564086

GREISCH, Jean. L’Arbre de vie et l’Arbre du savoir. Les racines phénoménologiques de l’herméneutique heideggerienne (1919-1923).Paris: Cerf, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Anmerkungenzu Karl Jaspers’ Psychologie der

Weltanschauungen. In: HEIDEGGER, Martin. Wegmarken. (Gesamtausgabe [= GA] 9). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1976. p. 1-44. https://doi.org/10.5944/endoxa.4.1994.4831 DOI: https://doi.org/10.5944/endoxa.4.1994.4831

HEIDEGGER, Martin. Notas sobre a “psicologia das visões de mundo” de Karl Jaspers (1919/1921). In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Tradução brasileira de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008. p.11-55. https://doi.org/10.1590/s0104-71832018000300017 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832018000300017

HEIDEGGER, Martin. UnterwegszurSprache(1950-1959) (GA 12). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann. A edição original remonta ao ano de 1959 com a publicação da conferência em NeskePfullingen: VerlagGünther, 2018. p. 227-258.

HEIDEGGER, Martin. Die Idee der Philosophie und das Weltanschauungsproblem (Kriegsnotsemester1919). In: HEIDEGGER, Martin. ZurBestimmung der Philosophie. (GA 56/57) Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1999. p. 1-117. https://doi.org/10.5840/heideggerstud1996121 DOI: https://doi.org/10.5840/heideggerstud1996121

HEIDEGGER, Martin. Grundprobleme der Phänomenologie [Wintersemester 1919/20] (GA 58). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1993. (2010).

HEIDEGGER, Martin.1993b. Phänomenologie der Anschauung und des Ausdrucks. Theorie der philosophischenBegriffsbildung [SS 1920] (GA 59). Frankfurt am Main: VittorioKlostermann, 1993 (22007).

HEIDEGGER, Martin. PhänomenologiedesreligiösenLebens[WS 1920/1921] (GA 60). Frankfurt amMain: Vittorio Klostermann, (22011), especialmente a preleção intitulada Einleitung in die Phänomenologie der Religion. In: HEIDEGGER, Martin. PhänomenologiedesreligiösenLebens. (GA 60), 1995. p. 1-156.

HEIDEGGER, Martin. Fenomenologia da Vida Religiosa. Tradução brasileira de Enio Paulo Giachini; Jairo Ferrandin e Renato Kircher. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2010. (2014).

HEIDEGGER, Martin. EinRückblick den Weg (1937-1938). In: HEIDEGGER, Martin. Besinnung (GA 66). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann,1997. p. 407-428.

HEIDEGGER, Martin. Meu caminho até aqui. In: HEIDEGGER, Martin. Meditação. Tradução brasileira de Marco Antonio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 347.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Edição em alemão e português. Trad.,organização, nota prévia, anexos e notas por Fausto Castilho. São Paulo- Petrópolis: Editora Unicamp-Vozes, 2012.

LEHMANN, Karl. Metafisica, filosofia trascendentale e fenomenologia nel primo Heidegger (1912-1916). In: POGGI, P.; TOMASELL O, P. (a cura di). Martin Heidegger. Ontologia, Fenomenologia, Verità. Milano: UniversitariediLettere Economia Diritto, 1995. p. 55-93.

QUESNE, Ph. Les Recherchesphilosophiques du jeuneHeidegger. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003.

RUFF, Gerhard. Present History: Reflections on Martin Heidegger’s Approach to Early Christianity. In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010. p. 233-238. https://doi.org/10.1163/9789042030817_013 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_013

SERBAN, C. Le vécu: acte, accomplissement ou événement?. In: CAMILLERI, S. ; FAGNIEZ, G. GAUVRY, Ch. (ed.). Heideggers Hermeneutik der Faktizität. Nordhausen: Verlag Traugott Bautz GmbH, 2018. p. 99-112.

SURACE, V. L’ inquietudine dell’esistenza. Le radici luterane dell’ontologia della vitadi Martin Heidegger. Milano: Mimesis, 2014.

ZABOROWSKI, Holger. A “Genuinely Religiously Orientated Personality”: Martin Heidegger and the Religious and Theological Origins of this Philosophy In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.), A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam& New York: Rodopi, 2010. p. 3-19. https://doi.org/10.1163/9789042030817_002 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_002

WIERCINSKI, Andrzej. Heidegger’s Atheology: The Possibility of Unbelief. In: McGRATH, S. J.; WIERCINSKI, A. (ed.). A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010. p.

-178. https://doi.org/10.1163/9789042030817_009 DOI: https://doi.org/10.1163/9789042030817_009

ZEAMI, Georgia. La conversione del pensiero. L’etica Cristiana originarianellefrüheFreiburgerVorlesungen di Martin Heidegger. Genova: IlMelangolo, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Silva Santos, B. (2019). Heidegger e Paulo. Contração da temporalidade e religiosidade “escatológica” na situação do hos me paulino (1 Cor 7, 29-31). Veritas (Porto Alegre), 64(3), e34367. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.3.34367