Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor

Autores

  • Juliano Cordeiro da Costa Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.1.30758

Palavras-chave:

Reconhecimento. Secularismo. Religião. Charles Taylor.

Resumo

O artigo objetiva investigar, à luz do filósofo Charles Taylor, a questão do reconhecimento dos sujeitos a partir da relação entre secularismo e religião. O fio condutor do pensamento de Taylor é o comunitarismo. Este se relaciona com a ideia de que o contexto das normas que regem uma sociedade deve ser o de uma comunidade que, em seus valores, práticas e instituições formam um horizonte constitutivo para a identidade de seus membros. Somente assim seria possível colocar as questões da justiça e, então, responder sobre o que é bom e o que deve valer para a comunidade. Segundo Taylor, os homens são seres expressivos porque pertencem a uma cultura que é nutrida e transmitida no interior de uma comunidade. Taylor parte da crítica hegeliana ao formalismo kantiano que deslocou o sujeito da comunidade, da história e da cultura, gerando demandas de reconhecimento. Ele enfatiza que a religião, por exemplo, ainda se relaciona com a formação das diversas identidades, tal qual uma esfera essencial na constituição dos sujeitos, mesmo em sociedades secularizadas. Taylor destaca a existência de múltiplas modernidades, uma vez que culturas não ocidentais foram modernizadas à sua maneira, sem a necessária separação entre identidades secularizadas e religiosas. O filósofo também defende uma redefinição do secularismo que valorize as religiões como fontes essenciais e indispensáveis para diversos sujeitos que se formaram a partir de outras linguagens, culturas e tradições diversas da concepção tradicional de secularismo. Como, então, pensar a questão do reconhecimento, no âmbito da relação entre secularismo e religião?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Cordeiro da Costa Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Referências

ARAÚJO, P. Charles Taylor: para uma ética do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2004.

BERGER, P. Os múltiplos altares da modernidade: rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Vozes, 2017a.

BERGER, P. O Imperativo Herético: possibilidades contemporâneas da afirmação religiosa. Petrópolis: Vozes, 2017b.

BINJA, E. Multiculturalismo: a identidade do sujeito nas tensões sociais contemporâneas em Charles Taylor. São Paulo: Editora LiberArs, 2015.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. 4. ed. São Paulo: Vozes, 2007.

HEGEL, G. W. F. Filosofia do Direito. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2010.

LÖWITH, K. De Hegel a Nietzsche: a ruptura revolucionária no pensamento do século XIX. Marx e Kierkegaard. São Paulo: Unesp, 2014.

OLIVEIRA, M. Ética e Sociabilidade. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

RAWLS, J. O liberalismo político. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

RICOEUR, P. O Si Mesmo como um Outro. Campinas: Papirus Editora, 1991.

TAYLOR, C. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt7snkj

TAYLOR, C. Argumentos Filosóficos. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

TAYLOR, C. Hegel e a Sociedade Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

TAYLOR, C. Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2010a.

TAYLOR, C. Imaginários sociais modernos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010b.

TAYLOR, C. Why We need a radical redefinition of secularism. In: MENDIETA, E.; VANANTWERPEN, J. (ed.). The power of religion in the public sphere. New York: Columbia University, 2011a. p. 34-59.

TAYLOR, C. A ética da autenticidade. São Paulo: Realizações Editora, 2011b.

TAYLOR, C. O que significa secularismo? In: ARAÚJO, L.; MARTINEZ, M.; PEREIRA, T. (org.). Esfera pública e secularismo: ensaios de filosofia política. Rio de Janeiro: UERJ, 2012. p. 157-195.

TAYLOR, C. As fontes do self: a constituição da identidade moderna. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

TAYLOR, C. Hegel: sistema, método e estrutura. São Paulo: Realizações Editora, 2014.

WALZER, M. Da Tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

Oliveira, J. C. da C. (2019). Reconhecimento, religião e secularismo em Charles Taylor. Veritas (Porto Alegre), 64(1), e30758. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.1.30758

Edição

Seção

Teorias da justiça

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)