A virtude do saber-como

Autores

  • Felipe Rocha L. Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.3.24270

Palavras-chave:

Epistemologia das virtudes. Conhecimento-como. Sorte epistêmica. Conhecimento proposicional.

Resumo

Intelectualistas sobre o conhecimento-como afirmam que o conhecimento-como é um tipo de conhecimento proposicional. Antiintelectualistas procuram demonstrar que existem casos em que o agente possui conhecimento-como, mas não possuem conhecimento proposicional. Este artigo se concentra nos recentes argumentos antiintelectualistas propostos por Carter e Pritchard. Procuro mostrar que os argumentos de Carter e Pritchard não são bem sucedidos e que, aplicando a epistemologia das virtudes ao debate, pode-se concluir que o conhecimento-como compartilha as mesmas propriedades epistêmicas que o conhecimento proposicional. Se isso é o caso, então é possível afirmar que o conhecimento-como é um tipo de conhecimento proposicional, deixando a salvo novamente o intelectualismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENGSON, J.; MOFFETT, M. A. (eds.). Knowing How: Essays on Knowledge, Mind, and Action. Oxford: Oxford University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195389364.001.0001

CARTER, J. A.; PRITCHARD, D. Knowledge-How and Epistemic Luck. In: Noûs, 49 (2015), p. 440-453. DOI: https://doi.org/10.1111/nous.12054

CARTER, J. A.; PRITCHARD, D. Knowledge How and Cognitive Achievement. In: Philosophy and Phenomenological Research, 91:1 (2015), p. 181-199. DOI: https://doi.org/10.1111/phpr.12094

CATH, Y. Knowing How Without Knowing That. In: BENGSON, J.; MOFFETT, M. (eds.). Knowing How: Essays on Knowledge, Mind and Action. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 113-135. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195389364.003.0005

CHISHOLM, R. Theory of Knowledge. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, NJ, 21977.

CRAIG, E. Knowledge and the State of Nature: An Essay in Conceptual Synthesis. Oxford: Clarendon Press, 1990.

GOLDMAN, A. Discrimination and Perceptual Knowledge. In: Journal of Philosophy, 73:20 (1976), p. 771-791. DOI: https://doi.org/10.2307/2025679

GRECO, J. A (Different) Virtue Epistemology. In: Philosophy and Phenomenological Research, 85:1 (2012), p. 1-26. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1933-1592.2011.00567.x

______. Achieving Knowledge: A Virtue-Theoretic Account of Epistemic Normativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

HAWLEY, K. Testimony and Knowing How. In: Studies in History and Philosophy of Science, 41 (2010), p. 397-404. DOI: https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2010.10.005

HAWTHORNE, J. Implicit Belief and A Priori Knowledge. In: Southern Journal of Philosophy, 38 (2000), p. 191-210. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2041-6962.2000.tb00937.x

______. Knowledge and Lotteries. Oxford: Oxford University Press, 2004.

POSTON, T. Know-How to be Gettiered?. In: Philosophy and Phenomenological Research, 79 (2009), p. 743-747. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1933-1592.2009.00301.x

PRITCHARD, D. H.; MILLAR, A.; HADDOCK, A. The Nature and Value of Knowledge: Three Investigations. Oxford: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199586264.001.0001

RYLE, G. The Concept of Mind. London: Hutchinson, [1949] 2009 (60th Anniversary Edition). DOI: https://doi.org/10.4324/9780203875858

SOSA, E. A Virtue Epistemology: Apt Belief and Reflective Knowledge. Oxford: Oxford University Press, 2007. Vol. 1, DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199297023.003.0002

______. Knowing Full Well. Princenton, Oxford: Princenton University Press, 2011.

STANLEY, J. Knowledge and Practical Interests. Oxford: Oxford University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/0199288038.001.0001

STANLEY, J.; WILLIAMSON, T. Knowing How. In: The Journal of Philosophy, 98:8 (2001), p. 411-444. DOI: https://doi.org/10.2307/2678403

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

L. Santos, F. R. (2016). A virtude do saber-como. Veritas (Porto Alegre), 60(3), 483–499. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.3.24270

Edição

Seção

Epistemologia Contemporânea em Debate