Clivagem, diferença e dobra na estrutura do humano: Lacan, Apel e Gadamer

Autores

  • Luiz Carlos Santuário

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2005.1.1798

Resumo


A filosofia, sendo um discurso antípoda ao discurso das ciências, no sentido de que não produz um conhecimento sobre particularidades, situa-se a priori no espaço interno de uma clivagem, de uma diferença e de uma dobra onde este discurso e este saber são produzidos e apresentados. Na cena contemporânea três pensadores, Lacan, Apel e Gadamer, tematizam a experiência do humano como ligada estritamente à linguagem enquanto elemento estruturador do humano, na medida em que este é situado no interior do espaço de uma dobra e de uma clivagem.
PALAVRAS-CHAVE – Apel. A priori. Gadamer. Lacan. Linguagem. Ser humano.
ABSTRACT
Philosophy as a speech opposite to the speech of sciences as long as it does not pursue a knwoledge on specialities, it is situated a priori at the internal space of a fold where this knowledge is produced and presented. At the contemporary scene there are three thinkers, Lacan, Apel and Gadamer which think human experience as deeply linked towards language as the structural frame of the human being, hence he is situated within the space of this fold.
KEY WORDS – Apel. A priori. Gadamer. Human being. Lacan. Language.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-04-30

Como Citar

Santuário, L. C. (2005). Clivagem, diferença e dobra na estrutura do humano: Lacan, Apel e Gadamer. Veritas (Porto Alegre), 50(1). https://doi.org/10.15448/1984-6746.2005.1.1798