Agostinho de Hipona: considerações sobre o mal e temas correlatos em De libero arbitrio

Autores

  • Rosalie Helena de Souza Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2013.3.12957

Palavras-chave:

Mal. Livre-arbítrio. Fé. Intelecção. Iluminação. Graça.

Resumo

Em várias obras, Agostinho aborda a questão do mal, mas é no diálogo De libero arbitrio que ele mais se estende sobre esse tema. A pergunta sobre a origem do mal conduz a argumentação do diálogo, introduzindo aos poucos o que vai se tornar a fórmula clássica do agostinismo, a saber, o intelecto aceita o que a fé esculpe. O mal surge quando há desordem, desmedida, excesso ou deficiência. O mal é o avesso da ordem natural. Cupiditas, a má libido, é uma desordem na alma, é o desejo por coisas passíveis de perda. O mal preexiste à
promulgação da lei, já que deriva do pecado original. Do cogito de Agostinho – existir, viver e inteligir –, a principal e exclusiva qualidade
do homem é a inteligência. Agostinho estabelece o axioma: a fé busca e a inteligência encontra. No entanto, para que haja inteligência, é
necessária a iluminação, que, mais tarde, tomará contornos mais nítidos na conceituação da graça divina. Pela livre vontade, o ser humano peca.
A graça é necessária ao livre-arbítrio da vontade humana para enfrentar eficazmente a luta contra o mal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalie Helena de Souza Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado em Filosofia Medieval PUC-SP; doutorado em Filosofia IFCH-Unicamp; mestrado em Filosofia FFLCH-USP; publicou diversos artigos e livros na área de Filosofia Medieval, com ênfase em Filosofia Medieval árabe; é membro da SIEPM e atua no Grupo de Pesquisa de Filosofia Medieval Latina e Filosofia Medieval em Árabe (Falsafa) da PUC-SP

Referências

AGOSTINHO. A Cidade de Deus, contra os pagãos. Tradução de Oscar Paes Leme. Petrópolis: Vozes, 2. Vols., 1989.

______. Les confessions. Tradução (francesa), prefácio e notas de J. Trabucco. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.

AGOSTINHO. Santo Agostinho – confissões. Tradução de J. Oliveira Santos, S.J. – Ambrósio de Pina, S.J. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973, p. 9-316.

______. Diálogo sobre a felicidade (De beata vita). Edição bilíngue latim-português. Tradução do original latino, introdução e notas de Mário A. Santiago de Carvalho. Lisboa: Edições 70, 1988.

______. El libre albedrío (De libero arbitrio). In: Obras de San Agustín. Edição bilíngue latim-espanhol. Tradução de Evaristo Seijas, O.S.A. Madrid: BAC – La Editorial Católica, Vol. III, 51982.

______. O livre-arbítrio. Tradução do original latino com introdução e notas de António Soares Pinheiro. Braga: Faculdade de Filosofia, 21990.

______. O livre-arbítrio. Tradução, organização, introdução e notas de Ir. Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

______. Santo Agostinho – De magistro (Do mestre). Tradução de Angelo Ricci. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1973, p. 319-356.

______. Le maître. Le libre arbitre. Paris: Nouvelle Bibliothèque Augustinienne, 1993.

______. O mestre. In: Opúsculos selectos da filosofia medieval. Tradução do original latino de António Soares Pinheiro. Braga: Faculdade de Filosofia, 31991.

______. La naturaleza del bien (De natura boni). Contra los maniqueos. In: Obras de San Agustín. Edição bilíngue latim-espanhol. Tradução de Mateo Lanseros, O.S.A. Introdução e notas de Victorino Capánaga, O.A.R. Madrid: BAC – La Editorial Católica, Vol. III, 51982.

______. A natureza do bem. Edição bilíngue latim-português. Tradução de Carlos Ancêde Nougué. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2006.

______. Solilóquios. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1993.

CÍCERO, Marco Tulio. Das leis. Tradução de Otávio T. de Rito. São Paulo: Cultrix, 1967.

______. Traité des lois. Edição bilíngue latim-francês. Texto estabelecido e traduzido por Georges de Plinval. Paris: Les Belles Lettres, 1959.

______. Tratado das leis. Caxias do Sul, RS: Educs, 2004.

DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução do grego, introdução e notas de Mario da Gama Kury. Brasília: UnB, 1988.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Pereira, R. H. de S. (2013). Agostinho de Hipona: considerações sobre o mal e temas correlatos em De libero arbitrio. Veritas (Porto Alegre), 58(3), 567–597. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2013.3.12957