Ortega y Gasset nos revela o segredo: em torno da mudança em liberdade

Autores

  • Raúl Enrique Rojo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.11458

Palavras-chave:

Reforma social. Convivência. Moderação. Ortega y Gasset.

Resumo

Em 18 de setembro de 1789, referindo-se ao alcance do poder constituinte da Assembleia Nacional, Mirabeau afirmou que era preciso, nessas horas de mudança, “evitar a subitaneidade do trânsito”. Em um luminoso ensaio de 1927, consagrado ao “Orador do Povo”, José Ortega y Gasset ensina que, na ocasião, “a política de Mirabeau, como toda política autêntica, postula a unidade dos contrários. É pre-ciso, ao mesmo tempo, um impulso e um freio, uma força de acele-ração, de mudança social, e uma força de contenção que impeça a vertiginosidade”. Esta definição de Ortega, que equipara a construção de um novo regime com o método da política, não só é singularmente útil para analisar as situações em que os processos de mudança não são descontínuos, onde a ruptura é de alguma maneira negociada, mas torna a nosso autor um autêntico teórico da reforma social e, por esta via, da moderação política (e da virtude, na tradição aristotélica). Não se esgota aqui, porém, o veio da moderação em Ortega. Em outra obra contemporânea da anterior, o filósofo espanhol evoca uma dimensão não menos importante dela: o tema da convivência e da conciliação. E se vale de um autor do século XIV, Ibn Khaldun, para lembrar-nos o ilusório da table rase, para que advirtamos que ainda em nossos dias toda mudança duradoura deve valer-se sempre de uma tradição longa contra uma tradição curta, que é através do retorno que se faz o novo. Parafraseando, pois, o título deste segundo ensaio, Ortega y Gasset nos revela o segredo: as chaves da mudança social em liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raúl Enrique Rojo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA); Mestre em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina “Santa Maria de los Buenos Aires” (UCA); Doutor em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris). Pós-doutor em Sociologia Jurídica pela Université de Montréal (Canadá), em cujo Centre de Recherche en Droit Public (CRDP) se desempenhou como professor e pesquisador visitante. Ex-docente da Universidade de Buenos Aires. Diretor de pesquisas do Centre de Recherches sur l’Administration de la Justice et la Société (CRAJS, Paris). Titular da “Chaire des Amériques” da Université de Rennes 2 (Haute Bretagne). Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Rojo, R. E. (2012). Ortega y Gasset nos revela o segredo: em torno da mudança em liberdade. Veritas (Porto Alegre), 57(3), 189–204. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.11458