A Dignidade da Pessoa Humana na Doutrina Social da Igreja

Gianni Manzone

Resumo


O texto faz uma análise panorâmica sobre a compreensão da dignidade humana nos diversos textos da Doutrina Social da Igreja, mostrando o entendimento da mesma nos diversos documentos dos Papas, notadamente Leão XII, Pio XI, Pio XII e João Paulo II, além de apontar aspectos históricos e culturais que influenciaram cada pronunciamento, o que foi determinante para a evolução do pensamento do Magistério na questão social. O ponto de partida é a visão antropológica da Doutrina Social da Igreja, resumida em termos de “homem criado por Deus a sua imagem e resgatado pelo sangue de Jesus Cristo” (Sollicitudo Rei Socialis 29). A partir daí, há a defesa do primado do ser humano sobre o social e reivindicações totalitaristas que perpassaram a história recente da humanidade, embora a pessoa seja sempre um ser-em-relação e situado em uma sociedade determinada.

Palavras-chave


Doutrina Social da Igreja. Dignidade humana. Pio XI. Pio XII. João Paulo II.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS