Professor de Ensino Religioso: Histórico da formação no contexto brasileiro

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Edile Maria Fracaro

Resumo


A história da formação de professores de Ensino Religioso é uma pesquisa de abordagem qualitativa organizada com o objetivo de compreender as diferentes propostas para formação inicial e continuada visando à profissionalização docente de profissionais que atuam neste área do conhecimento. Foram utilizados documentos do Ministério da Educação, Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso e folders impressos e online de cursos distribuídos pelas Instituições de Ensino Superior no período de 1995 a 2010. Procuramos explicitar os referenciais teóricos que sustentaram os cursos e, simultaneamente, a identidade desta área do conhecimento e seu encaminhamento para assumir o perfil de uma formação a partir das Ciências da Religião, no contexto dos sistemas de educação adequado à legislação e aos diferentes estados da federação

Palavras-chave


Ensino Religioso. Formação de professores. História do Ensino Religioso.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS