A renovação da catequese na América Latina e Brasil– Uma caminhada pós-conciliar

Leomar Antônio Brustolin, Moema Muricy Rodrigues

Resumo


Com o Concílio Vaticano II,iniciou um movimento de renovação eclesial que teve forte acento sobre o processo de educação da fé. A volta às origens provocou uma revisão dos métodos, conteúdos e noções da catequese. Na América Latina, essa mudança na mentalidade e na prática foi influenciada pelas Conferências do Episcopado, desde Medellín até Aparecida. No Brasil, destaca-se o Documento Catequese Renovada da CNBB e o Diretório Nacional de Catequese. Muitas tarefas, contudo, ainda desafiam a nossa prática catequética. É imprescindível manter-se na trilha pós-conciliar. O presente artigo reúne sinteticamente alguns aspectos relevantes para catequese no continente e no país, objetivando recordar e aprofundar essa temática relevante para as nossas comunidades cristãs.

Palavras-chave


Catequese. Igreja-Evangelização. Cultura.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS