Presidência e ministérios – Uma releitura da tradição entre “fato” e “direito” desde Ministeria quaedam até hoje

Agostino Montan

Resumo


A presidência das funções litúrgicas e sua relação aos ministérios leigos nas comunidades católicas é estudada a partir dos documentos essenciais desde Ministeria quaedam às mais recentes orientações e legislações relativas do Magistério. A comparação dos documentos mostra uma evolução desde as inspirações do Vaticano II, quando a tradição das ordens menores é substituída pela dos ministérios, até os inícios de 2000, época em que aparece uma variedade maior e uma diversidade conforme os países. Consideram-se especialmente as evoluções nos Estados Unidos, na Suíça e no Brasil. Descobre-se, assim, uma diferença entre legislação e a realidade do que sucede nas comunidades.

Palavras-chave


Funções litúrgicas. Ministérios leigos. Ministeria quaedam. Legislação e realidade. Liturgical functions. Lay ministries. Ministeria quaedam. Legislation and reality.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS