Ensino Religioso e Educação Humanista num Estado leigo

Autores

  • Marcos Sandrini Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6736.2018.2.32491

Palavras-chave:

Religiosidade. Educação. Humanismo. Estado. Laicidade.

Resumo

O presente artigo oferece princípios e definições de conceitos fundamentais para uma adequada compreensão do papel do ensino religioso nas escolas em um estado laico. O método utilizado da correlação de conceitos permitiu clarificar termos utilizados no debate brasileiro sobre este tema, termos tantas vezes usados de maneira parcial ou ambígua. Como consequência, obteve-se uma melhor compreensão do papel do ensino religioso no contexto cultural pluralista brasileiro, bem como detectou-se a necessidade de se propor uma educação humanista. Os princípios de abertura ao transcendente e de hospitalidade são chaves para a compreensão desta educação.

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Biografia do Autor

Marcos Sandrini, Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena

Faleceu em 23 de outubro de 2018. Possuiu graduação em Letras com Francês pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, SP (1966), graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, SP (1966), graduação em Teologia - Università Pontificia Salesiana (1972), mestrado em Teologia Pastoral - Universita Pontificia Salesiana (1977) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Ultimamente era conselheiro inspetorial - Inspetoria Salesiana São Pio X, presidente - Casa do Pequeno Operário Colégio Dom Bosco de Porto Alegre, Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, Coordenador das IUS (Instituições Salesianas de Educação Superior) da América e do Brasil. Coordenador da Pastoral da Educação da CNBB, Sul 3. Atuou principalmente nos seguintes temas: pós-modernidade, educação, sistema preventivo, economia solidária e libertação.

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Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

Teologia e questões contemporâneas