Um canto simples, de amor e verdade: aspectos teológicos da música nativista gaúcha

Renato Ferreira Machado

Resumo


Em nosso artigo analisamos algumas aproximações entre teologia e música nativista gaúcha, tendo como enfoque a produção teológica na América Latina à época do florescimento do Movimento Nativista. Inicialmente, contextualizamos essa cena musical no ciclo das canções de protesto latino-americanas, ocorrido entre a década de 60 e a década de 80 do Século XX, buscando, ao mesmo tempo, caracterizar o específico do cancioneiro nativista do Rio Grande do Sul. Prosseguimos com os aportes teológicos predominantes na América Latina no contexto estudado e concluímos com a análise de uma canção produzida neste cenário musical.


Palavras-chave


Música Nativista. Teologia da Libertação. América Latina.

Texto completo:

PDF

Referências


CNBB. Campanha da Fraternidade 2017: Manual. Brasília: Edições CNBB, 2016.

CARDENAL, Rodolfo. A Igreja do Povo Crucificado. In: Aquino JÚNIOR, Francisco de; MAIER, Martin; CARDENAL, Rodolfo. A Civilização da Pobreza: o legado de Ignácio Ellacuría para o mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 2014.

CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina – Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano: Documento de Puebla. São Paulo: Paulinas, 1979.

ELLWANGER, Raul. A Milonga dos Vencidos. In: PADRÓS, Enrique Serra; BARBOSA, Vânia M.; LOPEZ, Vanessa Albertinence; FERNANDES Ananda Simões (Org.). A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória. Porto Alegre: CORAG, 2009.

FONSECA, Juarez. A música regional gaúcha. Parte 2 (online). Disponível em:

. Acesso em: 06 fev. 2015.

FORNET-PONSE, Thomas. Respectividade e teologia dos sinais. In: Aquino JÚNIOR, Francisco de; MAIER, Martin; CARDENAL, Rodolfo. A Civilização da Pobreza: o legado de Ignácio Ellacuría para o mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 2014.

GOMES, Caio de Souza. “Quando um muro separa, uma ponte une”: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/1970). Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.

HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Trad. de João Otávio de Nogueira Leiria. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2004.

JACKS, Nilda. Mídia Nativa: Indústria Cultural e Cultura Regional. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2003.

LIBANIO, João Batista; MURAD, Afonso. Introdução à Teologia – perfil, enfoques, tarefas. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

MAICÁ, Cenair. Canto dos Livres. In: MAICÁ, Cenair. Canto dos Livres (LP). Rio de Janeiro: WEA Discos, 1983.

Música engajada na América Latina. Memórias da Ditadura (online). Disponível em:

. Acesso em: 20 fev. 2018.

TILLICH, Paul. Dinâmica da Fé. São Leopoldo: Sinodal, 1974.

TILLICH, Paul. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte E, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.30576

ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS