Um canto simples, de amor e verdade: aspectos teológicos da música nativista gaúcha

Autores

  • Renato Ferreira Machado Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.30576

Palavras-chave:

Música Nativista. Teologia da Libertação. América Latina.

Resumo

Em nosso artigo analisamos algumas aproximações entre teologia e música nativista gaúcha, tendo como enfoque a produção teológica na América Latina à época do florescimento do Movimento Nativista. Inicialmente, contextualizamos essa cena musical no ciclo das canções de protesto latino-americanas, ocorrido entre a década de 60 e a década de 80 do Século XX, buscando, ao mesmo tempo, caracterizar o específico do cancioneiro nativista do Rio Grande do Sul. Prosseguimos com os aportes teológicos predominantes na América Latina no contexto estudado e concluímos com a análise de uma canção produzida neste cenário musical.

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Biografia do Autor

Renato Ferreira Machado, Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais

Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais, Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, Mestre em Teologia e Especialista em Ensino Religioso pela PUCRS, pedagogo com ênfase em Orientação Educacional pela FAFIMC.

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Publicado

2018-09-18

Edição

Seção

Teologia e questões contemporâneas