Hōs me e o sentido da carne: um olhar sobre o homo sacer contemporâneo

Ricardo Geraldo de Carvalho, Glauco Barsalini

Resumo


Com a máxima “Pois quando sou fraco, então é que sou forte”, Paulo Apóstolo convoca as pessoas a fazerem um novo uso de si, tornando-se libertas na medida em que se prestem a servir a Deus. Atento ao problema da exclusão (inclusiva), própria à modernidade, motivo do reaparecimento do homo
sacer no mundo atual, Giorgio Agamben relê a tese paulina e, ao propor um novo uso da teologia, coloca no centro do debate científico o termo hōs me (como não), apresentando possíveis saídas para a dissolução da violência política e jurídica que é, para ele, na história moderna, responsável pela criação da tensão entre a civilização e a barbárie. Nesse contexto, o homo sacer (vida nua) pode ser compreendido menos como a máxima expressão da finitude e mais como a revelação extrema da potência humana, a justificar o abandono dos mecanismos que o recriam e, com isso, o início de uma nova condição de humanidade.


Palavras-chave


Hōs me; Sarx; Basar; Homo sacer; Giorgio Agamben; Apóstolo Paulo;

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.29923

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