Leituras filosóficas da laudato si

Agemir Bavaresco

Resumo


Este artigo apresenta a estrutura do documento do Papa Francisco, demonstrando sua abordagem interdisciplinar articulando a política, a economia, a ecologia, a teologia e a ética. Em primeiro lugar, os cenários do planeta são caracterizados, analisando os níveis ambientais e o debate teológicoepistemológico emergente. Depois disso, a crise ecológica é diagnosticada, tendo suas raízes e causas na tecnologia e no antropocentrismo. Em seguida, torna-se explicita a proposta de uma ecologia integral no qual tudo está relacionado e interligado. Finalmente, considerando o contexto de sociedades plurais e os diagnósticos da crise ambiental, o documento sugere uma ética interdisciplinar para resolver os problemas do planeta.


Palavras-chave


Ecologia integral. Ética interdisciplinar. Sociedades plurais. Cenários do planeta.

Texto completo:

PDF

Referências


BAVARESCO, A.; PINTO, R. C. Sociedades plurais, religião e princípios bipolares. Sol Nascente, Huambo (Angola), v. 7, p. 10-26, 2014.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Paulinas: São Paulo, 2013.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

WOLHFART, João. Hegel e Laudato Si’: a relação absoluta. 2015. No prelo.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2016.1.23658

ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS