Façamos o ’ĀdĀm

Autores

  • Romano Dellazari FATEO - PUCRS

Resumo


A questão de estudo de gênero, sob o ponto de vista bíblico, nos dois primei-ros capítulos da Bíblia é crucial para o entendimento da igualdade entre varão e mulher, apesar das diferenças físicas, psíquicas e espirituais entre eles. Neste estudo refletem-se aspectos que visam mostrar a importância da rela-ção masculino-feminino, para desvelar a própria masculinidade e feminilidade como um autodesvelar-se para o outro e a compreensão de facetas do ser humano como um todo. O masculino compreende-se como masculino diante do feminino e o feminino compreende-se como feminino diante do masculino.
Palavras-chaves: ser humano, ’ādām, varão zākār, mulher neqēbāh, homem ’īš, mulher ’īššāh, gênero, o ser humano como um EU e um TU.
Abstract
The kind study, under the biblical viewpoint, in the two first chapters of the Bi-ble is crucial for the understanding of the equality between male and woman despite their spiritual, psychological, and physical differences. This study fo-cuses aspects in order to show the importance of the male-female relation.
Key words: human being ,’attach, male zakar, woman neqebah, man' iš, woman' iššoh, kind, human being as an I and a YOU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-25

Edição

Seção

Artigos Livres