A estrutura visível para a comunhão da Igreja em Tillard

Pedro Alberto Kunrath

Resumo




Igreja local (particular) e catolicidade convidam a entrar no centro da moderna Eclesiologia. Afirmar a consistência da Igreja local não equivale a descuidar sua unidade e universalidade, pois o local e o universal não são conceitos pa-ra se justaporem, senão realidades que se interpenetram e se enriquecem mutuamente. O que seria de uma Igreja local que se desgarrasse da Igreja u-niversal? Mas também, que seria da Igreja espalhada por todo o orbe, se não tomasse corpo e vida precisamente através das Igrejas locais? A Igreja católi-ca não é uma hypóstasis flutuante que sobrevoa as Igrejas locais, nem é o simples resultado da soma quantitativa de Igrejas locais que não sejam em si mesmas universais e apostólicas, senão que é a realidade universal de todas as Igrejas em si mesmas católicas quando vivem e atuam em função da co-munhão e da única catolicidade e universalidade, communio Ecclesiarum, Comunhão de comunhões.

Palavras-chave: Igreja local, Catolicidade, Comunhão de comunhões.

Abstract


Local Church and catholicity do invite to enter in the center of the modern Ec-clesiology. Emphasizing the local Charch, one doesn’t neglect its unity and universality, then these concepts cannot be juxtaposed, but they enrich them-selves mutually. What would be a local church separated from the universal Church? And what would happen if the universal Church all over the world didn’t live through the local Churches? The catholic church doesn’t result from quantitative addition of local Churches they are the reality of the unicity and universality of the catholic Church, i. e, the communion of communions.

Key words: Local Church, Catholicity, Communion of Communions.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS