Ainda não realizada: Nostra Aetate e suas perspectivas para uma visão Cristã do Judaísmo

Bernhard Grümme

Resumo


O presente artigo analisa a relação entre o cristianismo e o judaísmo, de acordo com a Declaração do cristianismo com as religiões não cristãs, intitulada Nostra Aetate, do Concílio Ecumênico Vaticano II, de 1965, em quatro pontos. O primeiro estuda a história da elaboração da Declaração durante os trabalhos do Vaticano II, abordando as pressões feias por pessoas e grupos. O segundo ponto expõe os conteúdos mais significativos da Declaração em estudo. O terceiro ponto analisa o efeito da Nostra Aetate e sua importância para o diálogo inter-religioso. O quarto e último ponto esboça as linhas fundamentais para uma teologia cristã do judaísmo. Finaliza afirmando que a Declaração ainda tem um tempo de verificação diante de si.

Palavras-chave


Nostra Aetate. Vaticano II. Judaísmo. Judeu. Cristianismo.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS