O texto bíblico e a Igreja Católica Romana: aproximações pastorais

Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Valéria Andrade Leal

Resumo


O texto é parte de uma pesquisa qualitativa histórica sobre o uso do texto bíblico na pastoral. Articulado a partir do início da era cristã, perpassando pelo período medieval, renascimento, moderno e contemporâneo, este breve estudo histórico será pressuposto para outras etapas da pesquisa do uso pastoral da Bíblia. Significativamente pelo fato de que, ao longo dos séculos, o uso do texto bíblico vinha acompanhado de várias questões acerca de quem e como interpretá-lo, considerando a tradição e o magistério, de forma que houve uma restrição ao texto para a maioria dos cristãos. Trata-se de uma longa história da qual se pretende apresentar alguns acenos para levantar novas questões, sobretudo, quanto ao lugar da Escritura na pastoral da Igreja hoje, especialmente na pastoral escolar.

Palavras-chave


Bíblia. Pastoral. Pastoral Escolar.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS