Modelos de diálogos inter-religiosos na história da Igreja

Görge K. Hasselhoff

Resumo


Neste estudo, são apresentados diversos casos de diálogos inter-religiosos na história da Igreja, em especial diálogos entre cristãos e judeus, passando pelo período do Novo Testamento e da Igreja Antiga até o final da Idade Média. Oferecendo cuidadosa explanação dos termos da proposta, busca-se perceber se a criteriologia do teólogo David J. Krieger se mostra profícua ao analisar as diversas fontes históricas de diálogo. Ao longo da exposição de uma diversificada tipologia de “diálogos” ou abordagens afins, procura-se apontar para a função central do diálogo como meio de compreensão da própria religião e teologia e como mecanismo de abertura, integração e expansão da própria concepção religiosa que serve como ponto de partida.

Palavras-chave


Diálogo inter-religioso. Religião. Cristianismo. Judaísmo. Igreja Antiga. Igreja na Idade Média.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS