A penalidade neoliberal em ação:uma resposta aos meus críticos
Palavras-chave:
Penalidade. Marginalidade. Autoridade. Criminologia. Transferência de políticas. Workfare. Prisonfare. Bourdieu. Neoliberalismo.Resumo
Em resposta a um simpósio organizado pelos colegas espanhóis, eu destaco três contribuições característicasde meu livro Punir os Pobres para debates sobre marginalidade e penalidade na era neoliberal de profundadesigualdade e difusão de insegurança social. Primeiramente, eu enfatizo que a criminologia deve expandirseu alcance analítico para além da fórmula do “crime e castigo” para cuidar do papel extra-penológico dosistema de justiça. O crime não determina a punição; frequentemente, ele oferece materiais brutos paraum trabalho coletivo de seleção política e elaboração cultural de ilegalidades específicas, que por sua vezfornecem uma oportunidade e um alvo para a ação estatal e (re)construção. Em segundo lugar, eu demonstro que nós precisamos integrar a análise das políticas sociais de bem-estar com as políticas penais, e eu delineio como o conceito de “campo burocrático”, de Bourdieu permite-nos trazê-las para dentro de uma única estrutura analítica para mostrar como elas afetam a dupla regulação do precariado. O terceiro desafio é reunir as modalidades materiais e simbólicas em uma e mesma análise, ao invés de costurá-las como partes separadas, ou oscilando de uma para outra, com o risco de dicotomizá-las. Isto é essencial para compreender o caráter pornográfico da penalidade neoliberal: ela se desenvolve como teatro moral e espetáculo político.Tradução de:Juliano Gomes de Carvalho
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Sistema Penal & Violência implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Sistema Penal & Violência como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Sistema Penal & Violência o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Sistema Penal & Violência apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.