A unidade deslizante da obra Photomaton & Vox, de Herberto Helder

Autores

  • Roberto Bezerra de Menezes Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.2.28902

Palavras-chave:

unidade, obra, Herberto Helder.

Resumo

O presente artigo aproveita a noção de unidade da obra para pensar a produção de Herberto Helder, em especial Photomaton & Vox, livro híbrido feito da experimentação de diversos gêneros. Importa-nos, portanto, pensar em que medida alguns textos do conjunto nos ajudam a entender as ideias de fragmentação, unidade, totalidade e continuidade para o caso em questão, partindo do conceito de álbum para Roland Barthes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bezerra de Menezes, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Letras-Português-Francês (2009) e Mestre em Literatura Comparada (2012) pela Universidade do Ceará – UFC. Atualmente, cursa doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com pesquisa acerca da poesia de Herberto Helder. É editor da revista Tamanha Poesia e pesquisador do Polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea. Bolsista CAPES.

Referências

BARTHES, Roland. A preparação do romance. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Vol. 2: A obra como vontade.

HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. 4. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

______. "Entrevista". In: Inimigo Rumor, n. 11. Rio de Janeiro: 7letras, 2º semestre de 2001.

MELOT, Michel. Livro. Tradução de Marisa Midori Deaecto e Valéria Guimarães. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.

RIBEIRO, Gustavo Silveira. “Os paradoxos da escrita autobiográfica em Photomaton & Vox de Herberto Helder”. Revista Interdisciplinar, ano IV, v. 8, p. 177-182, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1196/1034>.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)