Cortázar y Poe, las lecturas de los maestros

Autores

  • Leonardo Gil Gomez Northwestern University

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.1.27992

Palavras-chave:

intensidade, tensão, estrutura narrativa, composição narrativa, Poe, Cortázar, conto, leitura, escritura.

Resumo

O seguinte artigo propõe uma relação entre a crítica literária e a escrita criativa. Parte da ideia de que o rigor do critico deveria ser o primeiro passo que o artista deve dar para desenvolver as habilidades necessárias no processo de escritura. Assim, as leituras do escritor devem buscar na tradição literária os elementos que dão forma a seu próprio trabalho literário. Este ensaio segue a tradução e a análise que Julio Cortázar fez da obra do E. A. Poe. Através delas, o argentino pôde identificar as principais ideias da contística de Poe (brevidade, economia de recursos, unidade de impressão, intensidade e tensão). Anos depois, essas categorias foram utilizadas pelo próprio Cortázar em suas obras. Como um passo além da noção da literatura de Poe, Cortázar utilizou essas ideias para expressar suas preocupações sobre a escritura da obra literária. O caminho crítico e literário que este texto sugere segue uma tradição que pode ser seguida até N. Hawthorne e além da influência de Poe e Cortázar.

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Biografia do Autor

Leonardo Gil Gomez, Northwestern University

Licenciado en Humanidades y Magister en Escrituras Creativas. Fundó una revista de poesía (El ático, 2005-2009). Alterna su trabajo entre la literatura y la fotografía. Textos suyos han figurado en revistas y antologías de Colombia y Latinoamérica. Actualmente adelanta estudios de doctorado en Español y Portugués en Northwestern University

Referências

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Libera (Seção livre)