A criação literária e seus antecedentes

Autores

  • Sandro Martins Costa Mendes Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

escrita criativa, percepção, criação.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de entender o que é a criação, buscando estabelecer o momento em que começamos a criar determinado texto, determinada obra. Valendo-se do pensamento de Ostrower (2010), Bakhtin (2011) e Bordini (1996), a presente pesquisa aponta que a criação só é possível pela existência anterior, no criador, de elementos sensíveis, racionais e culturais. Assim, o artigo estabelece a percepção como antecedente da criação, e, por isso, apresenta propostas de exercícios e relatos de oficinas que se baseiam na provocação da criação. Levando em conta a experiência do autor no ensino e na prática de escrita criativa, esta pesquisa defende o estímulo à criação de forma indiscriminada. Para tanto, baseia-se também no relato de escritores (PAMUK, 2011 e ECO, 2013) que teorizam sobre sua criação literária, e acrescenta reflexões sobre a escrita criativa em literatura e em roteiro cinematográfico do próprio autor.

********************************************************************

Literary creation and its background

Abstract: This article aims at understanding what creation is about since the beginning of the creation of a fictional text. Based on thoughts by Ostrower (2010), Bakhtin (2011) and Bordini (1991), this research points out that creation is only possible considering some background elements, such as the author’s sensitivity, rationality and culture. Thus, this article establishes perception as a background element of creation and, according to that, presents exercises proposals as well as literary creation workshop testimonials, which are both based on the provocation of creation. Taking into account our creative writing experience in both teaching and practice, this research argues in favor of the encouragement of a freely indiscriminate creation. For those purposes, this article is based on writers’ testimonials (PAMUK, 2011 and ECO, 2013) who propose theories about their own literary creations. Furthermore, this article also includes some of its own author thoughts on literary and screenplay creative writing.

Keyword: creative writing; perception; creation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Martins Costa Mendes, Universidade Federal do Pampa

Curso de Produção e Política Cultural Área Letras e artes

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio Cesar Santoro. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BARTHES, Roland. A preparação do romance. Trad. Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. I e II.

BORDINI, Maria da Glória. Criação literária em Érico Veríssimo. 1991. v. 1. Tese (Doutorado em Letras) – Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, 1991.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ECO, Umberto. Confissões de um jovem romancista. Trad. Marcelo Pen. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

FARACO, Carlos Alberto. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 21-26, jan.-mar. 2011.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.

GAGNEBIN. Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. O ecrã global. Lisboa: Arte & comunicação, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A culturamundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MENDES, Sandro Martins Costa. Oficina sinestésica de criação de roteiro. In: XXVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XXVII Seminário de Crítica do RS e I Encontro Nacional de Escrita Criativa, 2012, Porto Alegre. Criação e críticas literárias: perspectivas e desafios, 2012.

O filho da noiva . Direção: Juan José Campanella. Roteiro: Juan José Campanella e Fernando Castets. Pol-Ka producciones; Patagonik Film Group; JEMPSA; Tornasol Films, 2001, 1 DVD (124 min), NTSC, Color.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PAMUK, Orhan. O romancista ingênuo e o sentimental. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. O romance no novo mundo. In: MACHADO, Cassiano Elek (Org.). Pensar a cultura. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013.

SALLES, Cecília Almeida. O gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Trad. Marisa Trench Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

______. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

SILVA, Renata Silveira da; MENDES, Sandro Martins Costa. Balbúrdia: projeto de extensão transforma-se em fonte de criação literária. In: XXVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XXVII Seminário de Crítica do RS e I Encontro Nacional de Escrita Criativa, 2012, Porto Alegre. Criação e críticas literárias: perspectivas e desafios, 2012.

______. Projeto Balbúrdia: Escrita Criativa no espaço de fronteira. In: DUO VII Dialogue Under Occupation. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 514-522.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2008.

TREVISAN, Armindo. A poesia: uma iniciação à leitura poética. Porto Alegre: Uniprom, 2001.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)