Foco e Escopo

A revista Scriptorium é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e tem por objetivo estabelecer uma publicação acadêmica dedicada à área de Escrita Criativa. A revista aceita textos literários (ficção, poesia ou outros gêneros), artigos, resenhas, ensaios, traduções, entrevistas e manuscritos que abordam a criação e recepção literária – e suas interfaces com áreas afins - escritos por discentes de pós-graduação e docentes de universidades.

Cada edição da revista é dedicada a um tema definido pela equipe editorial e detalhado na chamada para publicação. São feitas duas chamadas por ano e os textos submetidos são avaliados por pares. Textos que não pertencem às chamadas podem ser submetidos a qualquer momento. As submissões são online e podem ser encaminhadas através do link: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/about/submissions#onlineSubmissions

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Temathis

Dossiê temático da edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Libera

Área aberta para artigos com temática livre, desde que de acordo com o foco da revista.

Fac Simile

Área aberta para estudos e documentos de Crítica Genética.

Translatio

Espaço dedicado a artigos que reflitam sobre o ofício e os processos criativos da tradução.

Scriptura

Espaço aberto para trabalhos de ficção e poesia.

Nota Bene

Espaço dedicado para resenhas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para as Ciências Sociais e a linha temática da revista. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso aberto a fontes acadêmicas.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

Fontes indexadoras

DIRETÓRIO: