Relato de uma exposição coletiva a superwarfarin e revisão da literatura

Autores

  • Maicon Presser Cigolini PUCRS
  • Izabela Lucchese Gavioli CIT/RS

Palavras-chave:

ENVENENAMENTO, TOXICOLOGIA, ANTÍDOTOS, HEMORRAGIA, TEMPO DE PROTROMBINA, COAGULAÇÃO SANGUÍNEA, VITAMINA K/uso terapêutico.

Resumo

OBJETIVOS: descrever um episódio de exposição coletiva a raticida do grupo superwarfarin e revisar a literatura a respeito do tema. DESCRIÇÃO DOS CASOS: cerca de 40 pessoas, incluindo crianças, ingeriram alimento contaminado por raticida em escola pública de ensino fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram registrados 34 casos individuais de ingestão acidental no Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul. O caso foi amplamente divulgado na imprensa local. Após avaliação médica inicial, 19 pacientes apresentaram sintomas inespecíficos (como náuseas, dor abdominal e xerostomia), enquanto os outros permaneceram assintomáticos. Todos os pacientes foram acompanhados laboratorialmente, mediante controle do tempo de protrombina. Três deles apresentaram prolongamento do tempo de protrombina, tendo recebido vitamina K para reverter a coagulopatia. Dados locais e a revisão da literatura indicam que as exposições a raticidas da família dos superwarfarins são bastante frequentes. A ação desses agentes tóxicos ocorre principalmente sobre os fatores de coagulação produzidos pelo fígado e dependentes de vitamina K. CONCLUSÕES: os pacientes evoluíram bem, de acordo com o que é descrito na literatura, que indica que casos graves são incomuns. O seu acompanhamento e tratamento seguiu a indicação de utilizar a vitamina K como antídoto apenas nos casos em que se detecta efeito clínico ou laboratorial do agente tóxico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Presser Cigolini, PUCRS

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Izabela Lucchese Gavioli, CIT/RS

Reumatologista. Coordenadora Clínica do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Cigolini, M. P., & Gavioli, I. L. (2012). Relato de uma exposição coletiva a superwarfarin e revisão da literatura. Scientia Medica, 22(1), 32–35. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/9679

Edição

Seção

Relatos de Casos