Estimativa da distribuição regional da toxoplasmose congênita no Brasil a partir dos resultados de triagem neonatal

Autores

  • Eurico Camargo Neto Laboratorio Nobel - CTN
  • Fabiana Amorim Laboratorio Nobel - CTN
  • Eleonor Gastal Lago Faculdade de Medicina da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

TOXOPLASMOSIS, CONGENITAL/prevention & control,

Resumo

OBJETIVO: estimar a prevalência da toxoplasmose congênita Brasil por meio de amostras de sangue seco em papel filtro, obtidas de neonatos atendidos por um programa privado de triagem neonatal. MÉTODOS: amostras de sangue coletadas de neonatos por punção de calcâneo e absorvidas em papel filtro, recebidas de todos os estados brasileiros entre setembro de 1995 e julho de 2009, foram testadas para anticorpos IgM anti-Toxoplasma gondii. Para cada teste positivo na triagem, foram realizados exames confirmatórios em soros das mães e dos neonatos, obtidos por punção venosa periférica. Os casos foram considerados confirmados de acordo com um dos seguintes critérios: presença de IgM e IgG anti-Toxoplasma gondii no neonato e na mãe; IgM e IgG anti-Toxoplasma gondii somente no neonato; IgM e IgG anti-Toxoplasma gondii somente na mãe; ou aumento progressivo dos anticorpos IgG anti-Toxoplasma gondii no lactente. RESULTADOS: foram testadas 800.164 amostras. Observou-se uma prevalência geral de toxoplasmose congênita no país de 1/1.613, variando de 1/1.547 a 1/495 (2/10.000 to 20/10.000) em diferentes estados. CONCLUSÕES: a triagem neonatal em larga escala é uma ferramenta importante para a determinação da prevalência da toxoplasmose congênita. A alta prevalência dessa infecção no Brasil e a ampla variabilidade de sua epidemiologia entre os estados confirmam a necessidade de políticas de saúde e educação voltadas à prevenção e ao controle da toxoplasmose congênita em todo o país, respeitando as peculiaridades de cada estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eurico Camargo Neto, Laboratorio Nobel - CTN

Ph.D. in Biochemistry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Laboratório Nobel Director and Technical Manager of the Centro de Triagem Neonatal, Porto Alegre, RS, Brazil.

Fabiana Amorim, Laboratorio Nobel - CTN

Biochemist. Centro de Triagem Neonatal, Porto Alegre, RS, Brazil.

Eleonor Gastal Lago, Faculdade de Medicina da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul

Ph.D. in Pediatrics, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Associated Professor, Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.

Publicado

2010-04-16

Como Citar

Neto, E. C., Amorim, F., & Lago, E. G. (2010). Estimativa da distribuição regional da toxoplasmose congênita no Brasil a partir dos resultados de triagem neonatal. Scientia Medica, 20(1), 64–70. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/5983