Percepções de estudantes de enfermagem sobre práticas educativas em imunização de adultos com o uso de Simulação Clínica

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte – EMCM. Caicó, Rio Grande do Norte
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Departamento de Enfermagem. Natal, Rio Grande do Norte
  • Verónica Rita Dias Coutinho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Marília Souto de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Departamento de Enfermagem. Natal, Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.34267

Palavras-chave:

Simulação, ensino de enfermagem, atenção primária a saúde, estudantes de enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: Identificar e comparar as percepções de estudantes sobre práticas educativas no ensino de imunização de adultos.
MÉTODO: Estudo observacional, descritivo, comparativo, realizado com estudantes de enfermagem. Estes foram alocados em um grupo de estratégias tradicionais (exposição dialogada e simulação clínica para treino de habilidades) e grupo que se associava a simulação clínica de alta-fidelidade. Após receberem as intervenções, foi aplicada a versão portuguesa do Educational Practices Questionnaire.
RESULTADOS: O estudo foi realizado com 34 estudantes de enfermagem. O grupo em que foi associada a simulação clínica de alta-fidelidade apresentou médias superiores em sete dos oito domínios das subescalas de concordância e importância, com significância estatística na subescala de importância, no domínio “maneiras diferentes de aprendizagem” (p=0,018).
CONCLUSÃO: A estratégia da simulação clínica de alta-fidelidade pontua os requisitos de uma boa prática educacional na medida em que proporciona uma aprendizagem ativa, colaborativa, diferente das estratégias tradicionais e por proporcionar expectativas positivas aos estudantes.

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Costa, R. R. de O., de Medeiros, S. M., Coutinho, V. R. D., Almeida, R. G. dos S., & de Araújo, M. S. (2019). Percepções de estudantes de enfermagem sobre práticas educativas em imunização de adultos com o uso de Simulação Clínica. Scientia Medica, 29(3), e34267. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.34267

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

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