Percepções de estudantes de enfermagem acerca das dimensões estruturais da simulação clínica

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Caicó, Rio Grande do Norte
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem. Natal, Rio Grande do Norte
  • José Carlos Amado Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra
  • Verónica Rita Dias Coutinho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32972

Palavras-chave:

Simulação, Ensino de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

OBJETIVOS: Identificar a percepção de estudantes de enfermagem sobre as dimensões estruturais do design de cenários de simulação de alta fidelidade na imunização de adultos no contexto da atenção primária à saúde.
MÉTODOS: Estudo descritivo, exploratório, quantitativo desenvolvido em uma universidade pública federal brasileira no período de maio a junho de 2017. A amostra final foi de 17 estudantes. A Escala de Design da Simulação do tipo Likert de cinco itens foi utilizada para avaliar a estruturação do cenário de simulado.
RESULTADOS: A maioria dos estudantes são adultos jovens e do sexo feminino (82,4%). Na análise de consistência interna, a Escala de Design de Simulação apresentou um alpha de Cronbach total de 0,930. Em todas as dimensões da escala, obteve-se médias globais iguais ou superiores a 4,60. As dimensões que apresentaram maior concordância e importância entre os estudantes foram, respectivamente, a resolução de problemas e o realismo.
CONCLUSÕES: Na percepção dos estudantes, os cenários simulados foram claros e objetivos em relação à proposta e à execução. Além disso, estes sentiram-se apoiados durante o processo de aprendizagem, o que permitiu explorar e resolver os problemas apresentados durante a simulação. O feedback fornecido foi relevante e oportunizou a reflexão dos estudantes quanto às suas práticas e posturas. Por fim, o realismo foi destacado como um aspecto importante pelos pesquisados.

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Biografia do Autor

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Caicó, Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Enfermagem (2010); Especialização em Vigilância Sanitária pela Universidade Potiguar - UnP (2013); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014); e Doutorado em Enfermagem pela UFRN (2018), com período sanduíche na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e na Health Sciences Research Unit: Nursing - Portugal (Bolsa CAPES). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, membro da Comissão de Pesquisa da UFRN e membro do grupo de pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem (UFRN).

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Costa, R. R. de O., Medeiros, S. M. de, Martins, J. C. A., & Coutinho, V. R. D. (2019). Percepções de estudantes de enfermagem acerca das dimensões estruturais da simulação clínica. Scientia Medica, 29(1), e32972. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.1.32972

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

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