Educação para doação de órgãos

Autores

  • Cristiane Traiber
  • Maria Helena Itaqui Lopes

Resumo

Objetivos: Apresentar uma revisão sobre fatores associados à educação para doação de órgãos. Fonte de dados: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando os bancos de dados MEDLINE e Lilacs, nos últimos 10 anos (1996-2006). Síntese dos dados: Existe uma atitude positiva da população mundial acerca da doação de órgãos e transplantes que varia de 52% a 80%. Fatores relacionados a uma atitude positiva incluem: idade (< 50 anos), nível superior de escolaridade, experiência prévia com doação e transplantes, conhecimento do conceito de morte encefálica e ser doador de sangue. A maioria da população recebe informações sobre transplante e doação através da televisão. Informação com base individual (campanhas em escolas, amigos, familiares e profissionais da saúde) promove uma maior modificação de comportamento. Um dos fatores mais importantes para que os familiares decidam a favor da doação de órgãos é o fato de ter discutido previamente com o paciente sobre doação. Conclusões: Apesar da atitude positiva da população mundial, existe uma grande diferença entre o número de pessoas em lista de transplante e o número de doadores. Campanhas que incentivem as pessoas a manifestar o desejo de ser doador e discutir sua decisão com a família sugerem ser uma estratégia importante para amenizar este problema. DESCRITORES: DOAÇÃO DIRIGIDA DE TECIDOS; TRANSPLANTE DE ORGÃOS/educação; EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO; PROMOÇÃO DA SAÚDE.

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Como Citar

Traiber, C., & Lopes, M. H. I. (2007). Educação para doação de órgãos. Scientia Medica, 16(4), 178–182. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2286

Edição

Seção

Artigos de Revisão

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