Comparação entre a prevalência de transtornos mentais em pacientes obesos e com sobrepeso

Autores

  • Louise Deluiz Verdolin UFF
  • Alice Rodrigues Borner
  • Renato de Oliveira Guedes Júnior UniRio
  • Tatiana Fernandes Carpinteiro da Silva UFRJ
  • Terezinha Agra Belmonte Unirio

Palavras-chave:

OBESIDADE, SOBREPESO, CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, TRANSTORNOS MENTAIS, ENTREVISTA PSIQUIÁTRICA PADRONIZADA, PREVALÊNCIA, ESTUDOS TRANSVERSAIS.

Resumo

OBJETIVOS: avaliar as características sociodemográficas e a prevalência de transtornos mentais em pacientes com sobrepeso e obesidade. MÉTODOS: este estudo transversal foi realizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da cidade do Rio de Janeiro, sendo incluídos pacientes com índice de massa corporal ≥25 kg/m2, atendidos no ambulatório de endocrinologia entre 2008 e 2010. Utilizou-se instrumento estruturado para o diagnóstico psiquiátrico e critérios da Organização Mundial de Saúde na definição de índice da massa corporal e circunferência de cintura. RESULTADOS: foram entrevistados 153 pacientes, sendo a maioria do sexo feminino (86,9%). Observou-se sobrepeso em 38,6% dos casos, obesidade em 46,4% e obesidade grave em 15%. Transtornos de ansiedade ocorreram em 49,2% dos pacientes com sobrepeso e em 67% dos obesos (p menor que 0,05). Transtornos depressivos ocorreram em 22,7% dos pacientes com circunferência da cintura aumentada e em 49,6% dos que tinham circunferência da cintura muito aumentada (p menor que 0,05). Obesidade grave associou-se com risco para fobia social (p=0,001, OR=4,8 IC95% 1,7-13,5), perturbação de pânico atual com agorafobia (p=0,02, OR=3,7 IC95% 1,1-12,4) e distimia (p=0,006, OR=6,6 IC95% 1,5-28,7). CONCLUSÕES: transtornos ansiosos foram mais prevalentes em pacientes obesos quando comparados aos pacientes com sobrepeso, alguns transtornos psíquicos associaram-se a obesidade grave e transtornos depressivos foram mais prevalentes em pacientes com circunferência da cintura muito aumentada. Estes resultados reafirmam a importância de considerar a abordagem psiquiátrica no manejo clínico da obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Fernandes Carpinteiro da Silva, UFRJ

Médica Psiquiatra, doutoranda da UFRJ

Terezinha Agra Belmonte, Unirio

Professora adjunta da UFRJ

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Verdolin, L. D., Borner, A. R., Guedes Júnior, R. de O., Silva, T. F. C. da, & Belmonte, T. A. (2012). Comparação entre a prevalência de transtornos mentais em pacientes obesos e com sobrepeso. Scientia Medica, 22(1), 25–31. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/9918

Edição

Seção

Artigos Originais