Exercícios de Kegel associados ao uso de cones vaginais no tratamento da incontinência urinária: estudo de caso

Autores

  • Andréa Marcella Nascimento Silva Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura- UNIME
  • Leandra Monteiro de Paiva Oliva UNIME

Palavras-chave:

INCONTINÊNCIA URINÁRIA/reabilitação, MODALIDADES DE FISIOTERAPIA, FEMININO, ESTUDOS DE CASOS.

Resumo

OBJETIVOS: identificar os efeitos dos exercícios de Kegel associados ao uso dos cones vaginais na incontinência urinária. DESCRIÇÃO DO CASO: participou da pesquisa uma mulher com dois partos cesáreos prévios, sendo que o primeiro filho nasceu com 3.600 g e o segundo com 4.100 g. A paciente tinha diagnóstico médico de incontinência urinária de urgência. Na avaliação geniturinária realizada na primeira sessão com fisioterapeuta, verificou-se hipotonia e flacidez acentuada da musculatura perineal, segundo a escala de Ortiz com grau 2 de força muscular. O pad-test indicou perda urinária de 35 g. Após realizar 10 sessões de fisioterapia com os exercícios de Kegel associados ao uso dos cones vaginais, foi realizada a avaliação final, quando a paciente apresentou grau 3 de força muscular na escala de Ortiz e perda urinária de 25 g no pad-test. A paciente referiu estar sentindo os resultados positivos após as 10 sessões. CONCLUSÕES: concluiu-se que os exercícios de Kegel associados ao uso dos cones vaginais, nesta paciente, levaram à melhora da incontinência urinária em um curto período de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Marcella Nascimento Silva, Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura- UNIME

Fisioterapeuta formada pela Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME).

Leandra Monteiro de Paiva Oliva, UNIME

Fisioterapeuta formada na Universidade de Mogi das Cruzes/ SP. Especialista em Pediatria e Neonatologia – Instituto da Criança HC/ FMUSP. Mestre em Engenharia Biomédica – Universidade do Vale do Paraíba/ SP. Formação no Método Neuroevolutivo – Conceito Bobath (ABRADIMENE). Docente e Supervisora do estágio da Faculdade UNIME Lauro de Freitas. Docente e Coordenadora do estágio supervisionado da Faculdade UNIME Salvador. Docente do Instituto de Educação e Saúde – Sarkis/ Feira de Santana-BA.

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Silva, A. M. N., & Oliva, L. M. de P. (2011). Exercícios de Kegel associados ao uso de cones vaginais no tratamento da incontinência urinária: estudo de caso. Scientia Medica, 21(4), 173–176. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/8982

Edição

Seção

Relatos de Casos