Imunonutrição em pacientes com sepse?

Autores

  • Gabriela Cristofoli Barni
  • Zilda Albuquerque Santos

Palavras-chave:

FENÔMENOS FISIOLÓGICOS DA NUTRIÇÃO/imunologia, NUTRIENTES, NUTRIÇÃO ENTERAL, SUPLEMENTOS DIETÉTICOS, CUIDADOS CRÍTICOS, ADJUVANTES IMUNOLÓGICOS, TERAPIA NUTRICIONAL, APOIO NUTRICIONAL, SEPSE, HUMANO, ADULTO.

Resumo

Objetivos: revisar os conhecimentos atuais sobre o uso de imunonutrientes em pacientes críticos, especialmente naqueles com sepse. Fonte de dados: foi realizada uma revisão narrativa da literatura, utilizando as bases de dados Medline/Pubmed. Os artigos pesquisados compreendem publicações entre 2000 e 2011. Foram incluídos também artigos obtidos em referências bibliográficas dos artigos com maior relevância. Foram selecionados trabalhos referentes a indivíduos humanos adultos. Síntese dos dados: os estudos utilizaram diferentes fórmulas contendo imunonutrientes, nem sempre com os mesmos imunomoduladores. A quantidade administrada também variou de acordo com o tipo de fórmula, a tolerância do paciente e a via de administração. Efeitos favoráveis e desfavoráveis resultaram da administração de dietas enriquecidas com nutrientes imunomoduladores em pacientes com sepse. Conclusões: a literatura é bastante controversa em relação à recomendação do uso de imunonutrientes em pacientes críticos, sobretudo naqueles com sepse. Ainda não há resultados consistentes sobre a eficiência e a segurança da imunonutrição nesses pacientes. São necessários estudos com desenho metodológico e população mais homogêneos, utilizando imunonutrientes isolados e com quantidades definidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-09-11

Como Citar

Barni, G. C., & Santos, Z. A. (2011). Imunonutrição em pacientes com sepse?. Scientia Medica, 21(3), 143–151. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/8320

Edição

Seção

Artigos de Revisão