Biomarcadores cardíacos na avaliação da síndrome coronariana aguda

Autores

  • Sandra Huber Da Silva
  • Rafael Noal Moresco Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

SÍNDROME CORONARIANA AGUDA/diagnóstico, DOENÇA CARDÍACA CORONÁRIA, NECROSE, INFLAMAÇÃO, ISQUEMIA MIOCÁRDICA/diagnóstico, CARDIOPATIA ISQUÊMICA/diagnóstico, ATEROSCLEROSE, INFARTO DO MIOCÁRDIO, MARCADORES BIOLÓGICOS.

Resumo

Objetivos: abordar o uso dos biomarcadores cardíacos associados à necrose, inflamação, desestabilização da placa, isquemia e disfunção cardíaca na avaliação da síndrome coronariana aguda a fim de propiciar a melhor compreensão sobre as vantagens e desvantagens do uso clínico desses biomarcadores laboratoriais. Fonte de dados: artigos científicos originais e de revisão indexados nas bases de dados PubMed e SciELO. Síntese dos dados: as doenças cardiovasculares, especialmente a síndrome coronariana aguda, representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, sendo que seu contínuo crescimento representa uma das questões de saúde pública mais relevantes da atualidade. Nesse sentido, os biomarcadores cardíacos constituem elementos fundamentais para o diagnóstico da síndrome coronariana aguda, sendo que as troponinas cardíacas continuam sendo consideradas o padrão ouro para o diagnóstico. Com o desenvolvimento dos recentes métodos ultrassensíveis para mensuração das troponinas cardíacas, tem sido possível detectar a lesão cardíaca dentro de duas horas, melhorando substancialmente o diagnóstico precoce do infarto agudo do miocárdio. Outros biomarcadores vêm apresentando relevância, especialmente em relação ao prognóstico e estratificação de risco dos pacientes com cardiopatia isquêmica. Conclusões: vários marcadores têm apresentado eficácia na detecção da necrose, isquemia, inflamação, desestabilização da placa e disfunção cardíaca. No entanto, as troponinas cardíacas continuam sendo consideradas o padrão ouro para o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Huber Da Silva

Farmacêutica-Bioquímica. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Farmacêutica-Bioquímica do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM).

Rafael Noal Moresco, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutico-Bioquímico. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, e do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2011-09-11

Como Citar

Da Silva, S. H., & Moresco, R. N. (2011). Biomarcadores cardíacos na avaliação da síndrome coronariana aguda. Scientia Medica, 21(3), 132–142. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7941

Edição

Seção

Artigos de Revisão