Hérnia obturadora recidivada encarcerada: um relato de caso

Autores

  • Francisco Felipe Laitano Hospital Sao Lucas da PUCRS
  • Cláudio Corá Mottin PUCRS
  • Antonella Furquim Conte PUCRS
  • Rafael Jacques Ramos PUCRS
  • Alexandre Vontobel Padoin PUCRS
  • Letícia Biscaino Alves PUCRS

Palavras-chave:

hérnia do obturador, obstrução intestinal

Resumo

OBJETIVOS: descrever a história, diagnóstico e tratamento de uma paciente com hérnia obturadora. DESCRIÇÃO DO CASO: uma paciente de 71 anos apresentou quadro de abdome agudo obstrutivo secundário a hérnia obturadora encarcerada e recidivada. Foi realizado diagnóstico através da tomografia computadorizada e o tratamento foi cirúrgico, através da correção do defeito com colocação de tela de polipropileno em forma de cone (patch/plug). CONCLUSAO: a hérnia obturadora é uma rara, mas importante causa de obstrução intestinal. Por ser uma patologia incomum, seu diagnóstico normalmente é tardio, sendo realizado no transoperatório ou, menos frequentemente, através de tomografia computadorizada em avaliação pré-operatória de abdome agudo. Existem diversas formas para sua correção cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Corá Mottin, PUCRS

1Doutor em Clínica Cirúrgica pela PUCRS. Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da FAMED/PUCRS. Professor do Curso de Pós-Gaduação em Cirurgia da PUCRS.

Antonella Furquim Conte, PUCRS

Médica Residente do Serviço de Cirurgia Geral do HSL-PUCRS.

Rafael Jacques Ramos, PUCRS

4Cirurgião do Aparelho Digestivo. Especialista em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Membro do Serviço de Cirurgia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Alexandre Vontobel Padoin, PUCRS

Cirurgião. Doutor em Clínica Cirúrgica pela PUCRS. Membro do Serviço de Cirurgia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Letícia Biscaino Alves, PUCRS

Cirurgiã do Aparelho Digestivo. Mestre em Cirurgia pela UFRGS. Membro do Serviço de Cirurgia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Publicado

2011-04-09

Como Citar

Laitano, F. F., Mottin, C. C., Conte, A. F., Ramos, R. J., Padoin, A. V., & Alves, L. B. (2011). Hérnia obturadora recidivada encarcerada: um relato de caso. Scientia Medica, 21(1), 20–22. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7605

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)