Prevalência de síndrome metabólica em pacientes com esquizofrenia

Autores

  • Tatiana Souza Vargas Centro Universitario Metodista IPA
  • Zilda Elizabeth de Albuquerque Santos Centro Universitario Metodista IPA

Palavras-chave:

SÍNDROME X METABÓLICA/epidemiologia, ESQUIZOFRENIA, PACIENTES HOSPITALIZADOS, AGENTES ANTIPSICÓTICOS, MASCULINO, ESTUDOS TRANSVERSAIS.

Resumo

OBJETIVOS: identificar a prevalência de síndrome metabólica em pacientes hospitalizados portadores de esquizofrenia. MÉTODOS: um estudo transversal incluiu pacientes masculinos portadores de esquizofrenia, maiores de 40 anos, em uso de antipsicóticos por no mínimo dois anos, internados no Hospital Colônia Itapuã, em Viamão, RS. Foram analisadas medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal), exames bioquímicos (glicemia, HDL-c, triglicerídeos), pressão arterial e uso de medicação antipsicótica. RESULTADOS: foram avaliados 56 pacientes. Encontrou-se prevalência de 30,4% de síndrome metabólica na população estudada. Dos componentes da síndrome, destacaram-se hipertensão (60,7%) e circunferência abdominal elevada (50%). Os pacientes com excesso de peso apresentaram 5,63 (IC 95% 1,42-22,3) vezes mais chances de desenvolver a síndrome do que os pacientes eutróficos. Os pacientes em uso de antipsicóticos de segunda geração apresentaram 2,51 (IC 95% 1,22-5,17) vezes mais chances de desenvolver a síndrome do que o restante dos pacientes. CONCLUSÕES: a prevalência de síndrome metabólica encontrada nos pacientes esquizofrênicos foi ligeiramente maior do que a prevalência da população em geral, estimada pela International Diabetes Federation. O excesso de peso e os medicamentos antipsicóticos parecem estar associados com o desenvolvimento da síndrome e seus componentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-24

Como Citar

Vargas, T. S., & de Albuquerque Santos, Z. E. (2011). Prevalência de síndrome metabólica em pacientes com esquizofrenia. Scientia Medica, 21(1), 4–8. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/7594

Edição

Seção

Artigos Originais