Transtorno afetivo bipolar em idosos: características clínicas e sociodemográficas

Autores

  • Stevin Zung Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Quirino Cordeiro Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Beny Lafer Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Andréia de Fátima Nascimento Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Homero Vallada Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

BIPOLAR DISORDER, AGED, AGEING, DIAGNOSIS, DUAL (PSYCHIATRY), COMORBIDITY, POPULATION CHARACTERISTICS, SOCIAL CLASS.

Resumo

Objetivos: descrever as características clínicas, psiquiátricas e sociodemográficas de pacientes idosos com transtorno afetivo bipolar. Métodos: foram selecionados pacientes com transtorno bipolar, com idade maior ou igual a 60 anos. Suas características clínicas e sociodemográficas foram obtidas por meio de consulta aos prontuários médicos, bem como através de entrevista com cada paciente e pelo menos com um familiar próximo. Resultados: uma amostra de 135 indivíduos foi incluída no estudo. Os pacientes com transtorno afetivo bipolar da presente amostra apresentaram taxas mais elevadas de hipotireoidismo, câncer e diabete melito, quando comparados com dados publicados sobre a população de idosos em geral. A presença de sintomas psicóticos foi associada a níveis menores de escolaridade, idade mais precoce de início do transtorno, mais episódios de mania e maior frequência de internações psiquiátricas. A idade média de início do transtorno bipolar foi maior quando comparada a outros estudos, e a natureza do primeiro episódio afetivo indicou a maior frequência de episódios da mesma polaridade. Conclusões: o presente estudo, conduzido em pacientes idosos com transtorno afetivo bipolar, confirmou achados clínicos importantes de investigações realizadas em pacientes adultos, acrescentando o fato inédito de consolidar esses achados através da investigação em uma população de pacientes idosos com longo tempo de evolução de seu quadro clínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stevin Zung, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Médico psiquiatra. Mestre e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pesquisador do Laboratório de Investigações Médicas (LIM-23) da FMUSP.

Quirino Cordeiro, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Médico psiquiatra. Doutor em Ciências pela FMUSP. Pesquisador do Laboratório de Investigações Médicas (LIM-23) da FMUSP.

Beny Lafer, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Médico psiquiatra. Doutor em Ciências pela FMUSP. Professor Doutor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Andréia de Fátima Nascimento, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Médica psiquiatra. Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP. Professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Homero Vallada, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Médico psiquiatra. Doutor pelo King’s College, University of London. Livre-Docência pela FMUSP. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Publicado

2009-12-12

Como Citar

Zung, S., Cordeiro, Q., Lafer, B., Nascimento, A. de F., & Vallada, H. (2009). Transtorno afetivo bipolar em idosos: características clínicas e sociodemográficas. Scientia Medica, 19(4), 162–169. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/5565

Edição

Seção

Artigos Originais