Cumulative assessment: Does it improve students’ knowledge acquisition and retention?

Autores

  • Dario Cecilio-Fernandes University of Groningen (Holanda) no Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR) http://orcid.org/0000-0002-8746-1680
  • Manouk Nagtegaal Erasmus School of Social and Behavioral Science, Erasmus University Rotterdam, Rotterdam, the Netherlands
  • Gera Noordzij Erasmus School of Social and Behavioral Science, Erasmus University Rotterdam, Rotterdam, the Netherlands
  • René A Tio Department of Cardiology, Catharina Hospital, and Department of Educational Development and Research, and Faculty of Health, Medicine and Life Sciences, Maastricht University, The Netherlands

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.4.31880

Palavras-chave:

avaliação educacional, Teste do Progresso, educação de graduação em medicina, educação médica.

Resumo

***Avaliação cumulativa: melhora a aquisição e a retenção do conhecimento pelos estudantes?***

OBJETIVOS: A avaliação cumulativa tem sido usada como uma ferramenta para orientar o comportamento de estudo dos alunos, uma vez que aumenta o tempo de auto aprendizado, ao mesmo tempo que distribui o tempo de estudo de forma mais uniforme ao longo do curso. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto da avaliação cumulativa na evolução do conhecimento dos estudantes. Portanto, nosso estudo comparou o aumento do conhecimento entre estudantes que participaram de um curso com avaliação cumulativa, e aqueles que tiveram avaliação de fim de curso. Nossa hipótese é que os estudantes na condição de avaliação cumulativa teriam um aumento maior no conhecimento em comparação com os estudantes na condição de avaliação do final do curso.

MÉTODOS: Este é um estudo de acompanhamento de um experimento randomizado anterior, que comparou o desempenho entre estudantes que participaram de um curso com avaliação cumulativa e aqueles com avaliação de fim de curso. Nós reunimos dados dos primeiros quatro Testes do Progresso interuniversitários holandeses subsequentes ao experimento, em 62 estudantes. Destes, 37 estavam na condição de avaliação de final de curso e 25 estavam na condição de avaliação cumulativa. As questões foram classificadas como parte do bloco de ensino ou não. Para analisar o crescimento do conhecimento dos estudantes, conduzimos um Modelo Linear Geral.

RESULTADOS: Nossos resultados demonstraram que houve um aumento significativo no conhecimento dos estudantes nos quatro Testes do Progresso subsequentes. Além disso, nosso modelo linear geral não mostrou diferença entre os dois grupos, indicando que a avaliação cumulativa e a avaliação no final do curso produziram resultados semelhantes ao comparar o crescimento do conhecimento dos alunos.

CONCLUSÕES: Até agora, pouca evidência apoiou o uso da avaliação cumulativa como uma ferramenta para aumentar o crescimento do conhecimento dos alunos. A falha em encontrar um efeito positivo da avaliação cumulativa na retenção de conhecimento pode ser explicada pelo caráter repetitivo do nosso currículo (em espiral).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dario Cecilio-Fernandes, University of Groningen (Holanda) no Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba (2010). Foi bolsista FAPESP de Iniciação Científica. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco. Foi Bolsista de Mestrado (GM) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Durante a Iniciação Científica e o Mestrado trabalhou com satisfação no trabalho, vulnerabilidade ao estresse no trabalho, agressividade, inteligência, memória e atenção. Atualmente é doutorando pela University of Groningen (Holanda) no Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR), desenvolvendo estudos com aquisição de habilidades e conhecimentos médicos. Tem interesse em psicometria, ACT-R, Psicologia Cognitiva, Teste de Progresso e Educação Médica.

Referências

Semb GB, Ellis JA. Knowledge taught in school: What is remembered? Rev Educ Res. 1994;64(2):253-86. https://doi.org/10.3102/00346543064002253

Karpicke JD, Roediger HL. The critical importance of retrieval for learning. Science. 2008;319(5865):966-8. https://doi.org/10.1126/science.1152408

Dunlosky J, Rawson KA, Marsh EJ, Nathan MJ, Willingham DT. Improving students' learning with effective learning techniques: promising directions from cognitive and educational psychology. Psychol Sci Public Interest. 2013;14(1):4-58. https://doi.org/10.1177/1529100612453266

Ebbinghaus H. Memory: A contribution to experimental psychology (translation by H. A. Ruger, C. E. Bussenius). New York: Dover; 1964. (Reprint of book published in 1913, New York: Columbia University. Original work published in 1885, Leipzig: Duncker and Humblot.)

Roediger HL 3rd, Karpicke JD. The power of testing memory: Basic research and implications for educational practice. Perspect Psychol Sci. 2006;1(3):181-210. https://doi.org/10.1111/j.1745-6916.2006.00012.x

Larsen DP, Butler AC, Roediger HL. Repeated testing improves long-term retention relative to repeated study: a randomised controlled trial. Med Educ. 2009;43(12):1174-81. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03518.x

Bekkink MO, Donders R, van Muijen GN, Ruiter DJ. Challenging medical students with an interim assessment: a positive effect on formal examination score in a randomized controlled study. Adv Health Sci Educ. 2012;17(1):27-37. https://doi.org/10.1007/s10459-011-9291-6

Custers EJ. Long-term retention of basic science knowledge: a review study. Adv Health Sci Educ. 2010;15(1):109-28. https://doi.org/10.1007/s10459-008-9101-y

Carpenter SK, Cepeda NJ, Rohrer D, Kang SHK, Pashler H. Using Spacing to Enhance Diverse Forms of Learning: Review of Recent Research and Implications for Instruction. Rev Educ Res. 2012;24(3):369-78. https://doi.org/10.1007/s10648-012-9205-z

Cepeda N, Pashler H, Vul E, Wixted J, Rohrer D. Distributed practice in verbal recall tasks: A review and quantitative synthesis. Psychol Bull. 2006;132(3):354-80. https://doi.org/10.1037/0033-2909.132.3.354

Dempster FN. The spacing effect: A case study in the failure to apply the results of psychological research. Am Psychol. 1988;43(8):627-34. https://doi.org/10.1037/0003-066X.43.8.627

Dempster FN. Effects of variable encoding and spaced presentations on vocabulary learning. J Educ Psychol. 1987;79(2):162-70. https://doi.org/10.1037/0022-0663.79.2.162

Bjork RA, Allen TW. The spacing effect: Consolidation or differential encoding? J Verbal Learn Verbal Behav. 1970;9:567-72. https://doi.org/10.1016/S0022-5371(70)80103-7

Kerfoot BP, DeWolf WC, Masser BA, Church PA, Federman DD. Spaced education improves the retention of clinical knowledge by medical students: a randomised controlled trial. Med Educ. 2007;41(1):23-31. https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02644.x

Kerfoot BP, Fu Y, Baker H, Connelly D, Ritchey ML, Genega EM. Online spaced education generates transfer and improves long-term retention of diagnostic skills: a randomized controlled trial. J Am Coll Surg. 2010;211(3):331-7. https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2010.04.023

Yeh DD, Park YS. Improving learning efficiency of factual knowledge in medical education. J Surg Educ. 2015;72(5):882-9. https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2015.03.012

Raman M, Mclaughlin K, Violato C, Rostom A, Allard J, Coderre S. Teaching in small portions dispersed over time enhances long-term knowledge retention. Med Teach. 2010;32(3):250-5. https://doi.org/10.3109/01421590903197019

Hintzman DL. Recognition time: Effects of recency, frequency and the spacing of repetitions. J Exp Psychol. 1969;79(1p1):192-4.

Glenberg AM. Monotonic and nonmonotonic lag effects in paired-associate and recognition memory paradigms. J Mem Lang. 1976;15(1):1-16. https://doi.org/10.1016/S0022-5371(76)90002-5

Delaney PF, Verkoeijen PP, Spirgel A. Spacing and testing effects: A deeply critical, lengthy, and at times discursive review of the literature. Psychol Learn Motiv. 2010;53:63-147. https://doi.org/10.1016/S0079-7421(10)53003-2

Carpenter SK. Testing Enhances the Transfer of Learning. Curr Dir Psychol Sci. 2012;21(5):279-83. https://doi.org/10.1177/0963721412452728

McDaniel MA, Fisher RP. Tests and test feedback as learning sources. Contemp Educ Psychol. 1991;16(2):192-201. https://doi.org/10.1016/0361-476X(91)90037-L

Roediger HL, Karpicke JD. Test-Enhanced Learning: Taking Memory Tests Improves Long-Term Retention. Psychol Sci. 2006;17(3):249-55.

https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2006.01693.x

Roediger HL, Putnam AL, Smith MA. Ten benefits of testing and their applications to educational practice. Psychol Learn Motiv. 2011;44:1-36. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-387691-1.00001-6

Rawson KA, Dunlosky J. Optimizing schedules of retrieval practice for durable and efficient learning: How much is enough? J Exp Psychol Gen. 2011;140(3):283-302. https://doi.org/10.1037/a0023956

Kerdijk W, Cohen-Schotanus J, Mulder BF, Muntinghe FL, Tio RA. Cumulative versus end-of-course assessment: effects on self-study time and test performance. Med Educ. 2015;49(7):709-16. https://doi.org/10.1111/medu.12756

Agarwal PK, Karpicke JD, Kang SH, Roediger HL, McDermott KB. Examining the testing effect with open-and-closed book tests. Appl Cogn Psychol. 2008;22(7):861-76. https://doi.org/10.1002/acp.1391

Metcalfe J, Kornell N, Finn B. Delayed versus immediate feedback in children's and adults' vocabulary learning. Mem Cognit. 2009;37(8):1077-87. https://doi.org/10.3758/MC.37.8.1077

Carpenter SK, Delosh EL. Application of the Testing and Spacing Effects to Name Learning. Appl Cogn Psychol. 2005;636:619-36. https://doi.org/10.1002/acp.1101

Carrier M, Pashler H. The influence of retrieval on retention. Mem Cognit. 1992;20(6):633-42. https://doi.org/10.3758/BF03202713

Day IN, van Blankenstein FM, Westenberg M, Admiraal W. A review of the characteristics of intermediate assessment and their relationship with student grades. Assess Eval High Educ. 2018;43(6):908-29. https://doi.org/10.1080/02602938.2017.1417974

Kerdijk W, Tio RA, Mulder BF, Cohen-Schotanus J. Cumulative assessment: strategic choices to influence students' study effort. BMC Med Educ. 2013;13(1):172. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-172

Tio RA, Schutte B, Meiboom AA, Greidanus J, Dubois EA, Bremers AJ. The progress test of medicine: the Dutch experience. Perspect Med Educ. 2016;5(1):51-5. https://doi.org/10.1007/s40037-015-0237-1

Cecilio-Fernandes D, Cohen-Schotanus J, Tio RA. Assessment programs to enhance learning. Phys Ther Rev. 2018;23(1): 17-20. https://doi.org/10.1080/10833196.2017.1341143

Cecilio-Fernandes D, Aalders WS, Bremers AJ, Tio RA, de Vries J. The Impact of Curriculum Design in the Acquisition of Knowledge of Oncology: Comparison Among Four Medical Schools. J Cancer Educ. 2018;33(5):1110-4. https://doi.org/10.1007/s13187-017-1219-2

Cecilio-Fernandes D, Aalders WS, de Vries J, Tio RA. The Impact of Massed and Spaced-Out Curriculum in Oncology Knowledge Acquisition. J Cancer Educ. 2018;33(4):922-5. https://doi.org/10.1007/s13187-017-1190-y

Schmidt HG, Van der Molen, Henk T, Te Winkel WW, Wijnen WH. Constructivist, problem-based learning does work: A meta-analysis of curricular comparisons involving a single medical school. Educ Psychol. 2009;44(4):227-49. https://doi.org/10.1080/00461520903213592

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Cecilio-Fernandes, D., Nagtegaal, M., Noordzij, G., & Tio, R. A. (2018). Cumulative assessment: Does it improve students’ knowledge acquisition and retention?. Scientia Medica, 28(4), ID31880. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.4.31880

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)