Avaliação dos conhecimentos e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar assimilados por profissionais da atenção primária em saúde

Autores

  • Lilia de Souza Nogueira Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-5387-3807
  • Ana Maria Miranda Martins Wilson Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Anna Carolina Margarido Karakhanian Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Eliane Vitoreli Parreira Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Valéria Menezes Peixeiro Machado Universidade São Caetano do Sul
  • Vera Lúcia Mira Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28843

Palavras-chave:

simulação, reanimação cardiopulmonar, aprendizagem, atenção primária à saúde, conhecimentos, atitudes e práticas em saúde, avaliação educacional.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a retenção do conhecimento teórico e as habilidades assimiladas por profissionais da atenção primária em saúde em treinamento de ressuscitação cardiopulmonar.

MÉTODOS: Estudo quantitativo, com participantes dos treinamentos sobre parada cardiorrespiratória realizados entre agosto de 2013 e julho de 2014. Para avaliação da retenção do conhecimento, foi reaplicado, após um ano, o mesmo teste de múltipla escolha sobre o conteúdo da capacitação, que havia sido aplicado imediatamente após o treinamento citado. As médias dos dois testes foram comparadas por meio do teste de Wilcoxon, com nível de significância de 5%. A habilidade assimilada foi avaliada por meio da ferramenta Objective Structured Clinical Examination, composta por quatro estações práticas com diferentes ações e duração máxima de oito minutos cada, de acordo com os objetivos a serem cumpridos pelos examinandos. Estação 1: sequência correta da ressuscitação cardiopulmonar no adulto; estação 2: realização eficaz das compressões torácicas no adulto; estação 3: uso correto do desfibrilador externo automático no adulto; estação 4: desobstrução eficaz da via aérea em um bebê. A soma das pontuações por estação correspondeu a dez pontos.

RESULTADOS: Entre os 89 profissionais que compuseram a casuística a maioria era do sexo feminino (87,6%) e a média de idade foi 37,3±9,9. Quarenta e oito (53,9%) eram atuantes como agentes comunitários de saúde. Na análise da retenção do conhecimento, observou-se queda  do número médio de acertos comparando a média imediatamente após o treinamento (9,5±0,9) e um ano após (7,5±1,7) (p<0,001). Em relação à habilidade assimilada, as melhores médias finais obtidas pelos examinandos foram identificadas nas estações 2 (7,3±1,7) e 3 (7,3±1,6), seguidas da estação 1 (6,2±2,0). Na estação sobre desobstrução da via aérea do bebê, os profissionais apresentaram baixo desempenho (média final 3,2±1,8).

CONCLUSÕES: A retenção do conhecimento teórico sobre ressuscitação cardiopulmonar pôde ser considerada parcialmente satisfatória, com diminuição um ano após o treinamento. Quanto à habilidade, os profissionais apresentaram bom desempenho nas estações práticas, com exceção dos cuidados relacionados à desobstrução da via aérea do bebê.

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Biografia do Autor

Lilia de Souza Nogueira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências

Ana Maria Miranda Martins Wilson, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Mestre em Enfermagem

Anna Carolina Margarido Karakhanian, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Eliane Vitoreli Parreira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Especialista em Enfermagem em Cardiologia

Valéria Menezes Peixeiro Machado, Universidade São Caetano do Sul

Mestre em Saúde Pública

Vera Lúcia Mira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Livre docente em Enfermagem

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Publicado

2018-02-22

Como Citar

Nogueira, L. de S., Wilson, A. M. M. M., Karakhanian, A. C. M., Parreira, E. V., Machado, V. M. P., & Mira, V. L. (2018). Avaliação dos conhecimentos e habilidades em ressuscitação cardiopulmonar assimilados por profissionais da atenção primária em saúde. Scientia Medica, 28(1), ID28843. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28843