Uso da simulação de alta fidelidade no preparo de enfermeiros para o atendimento de urgências e emergências: revisão da literatura

Autores

  • Fernanda Berchelli Girão Miranda Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7229-0519
  • Alessandra Mazzo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de Ribeirão Preto
  • Gerson Alves Pereira Junior Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28675

Palavras-chave:

enfermagem, educação em enfermagem, percepção, simulação de paciente, treinamento com simulação de alta fidelidade, emergência.

Resumo

OBJETIVOS: Identificar, na literatura científica, quais são os ganhos percebidos pelos enfermeiros no uso de práticas simuladas de alta fidelidade em urgência e emergência.

MÉTODOS: Revisão da literatura do tipo scoping review com a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A busca foi realizada aos pares nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed), SCOPUS e Web of Science, por meio dos descritores e/ou seus sinônimos, para cada item da estratégia. Dessa forma, foram utilizados para População: nurses OR nursing; para Conceito: perception OR "acquisition of knowledge" OR experiences; e para Contexto: "high fidelity simulation" OR simulation OR emergencies.

RESULTADOS: Foram analisados oito estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos, sendo sete (88%) estudos quantitativos, que realizaram as intervenções unicamente com profissionais enfermeiros. Entre os diversos ganhos obtidos pelos enfermeiros, destacaram-se o aumento da autoconfiança e da satisfação, e melhorias nas habilidades técnicas e não técnicas, comunicação e liderança. O fato de possuírem diferentes locais de atuação profissional pode ter influenciado na experiência de cada participante, o que pode ter resultado em diferentes percepções.

 CONCLUSÕES: A simulação de alta fidelidade no atendimento de urgência e emergência com enfermeiros apresentou-se como uma ferramenta que, associada a outras estratégias de ensino, pode resultar em inúmeros benefícios para os profissionais, para o sistema de saúde e, principalmente, para a segurança dos pacientes. O conhecimento sobre as contribuições que esse método proporciona aos profissionais pode ser um forte aliado para estimular a participação dos mesmos em cenários simulados e também para justificar aos empregadores a necessidade desse tipo de estratégia.

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Biografia do Autor

Fernanda Berchelli Girão Miranda, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental

Alessandra Mazzo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de Ribeirão Preto

Departamento de Enfermagem Geral e Especializado

Gerson Alves Pereira Junior, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

 Departamento de Cirurgia

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Publicado

2018-01-26

Como Citar

Miranda, F. B. G., Mazzo, A., & Pereira Junior, G. A. (2018). Uso da simulação de alta fidelidade no preparo de enfermeiros para o atendimento de urgências e emergências: revisão da literatura. Scientia Medica, 28(1), ID28675. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28675

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