Existe associação entre antiinflamatórios não-esteróides e nefropatia induzida por contraste?

Autores

  • Luciano Passamani Diogo PUCRS
  • David Saitovitch PUCRS
  • Michelle Biehl Miami Hospital
  • Laura Fuchs Bahlis famed -pucrs
  • Cinthia Fonseca O'keeffe FAMED-PUCRS
  • Gustavo Franco Carvalhal famed-pucrs
  • Vitor Osório Gomes FAMED-PUCRS

Palavras-chave:

Antiinflamatórios, Meios de Contraste, Fatores de Risco, Ciência, Insuficiência Renal, Morbidade.

Resumo

Objetivos: revisar a literatura médica sobre a possibilidade de existir associação entre uso de antiinflamatórios não esteróides e aumento na incidência da nefropatia induzida por contraste. Fonte de dados: busca de artigos na base de dados PubMed/Medline. Síntese dos dados: a investigação demonstrou não haver nenhum estudo observacional ou ensaio clínico que sustente a existência de associação entre uso de AINES e nefropatia induzida por contraste. Existem apenas relatos anedóticos em meio a artigos de revisão, que incluem os antiinflamatórios não esteróides como drogas nefrotóxicas. Revisando os mecanismos de lesão renal induzida pelo uso de meios de contrate e pelos antiinflamatórios não esteróides, não parece haver razão para acreditar em um sincronismo que leve a lesão renal. Conclusões: faltam evidências, na literatura médica indexada, que sustentem a afirmação de que os antiinflamatórios não esteróides seriam fator de risco para o desenvolvimento de nefropatia induzida por contraste. DESCRITORES: ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO-ESTERÓIDES; FATORES DE RISCO; NEFROPATIAS/induzido quimicamente; MEIOS DE CONTRASTE/efeitos adversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Passamani Diogo, PUCRS

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e mestrado em Medicina e Ciências da Saúde. pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, outro (especifique) do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e preceptor do Hospital São Lucas da Pucrs. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna, atuando principalmente nos seguintes temas: angina, avaliação, emergência, infarto e mortalidade.

David Saitovitch, PUCRS

Prof. Adj. Dep Medicina Interna.

Michelle Biehl, Miami Hospital

Especialista em Medicina Interna do HSL /PUC, Residente de Medicina Interna do Miami Hospital fo Miami

Laura Fuchs Bahlis, famed -pucrs

Estudante de Medicina da PUCRS

Cinthia Fonseca O'keeffe, FAMED-PUCRS

estudante de medicina da pucrs

Gustavo Franco Carvalhal, famed-pucrs

Prof. Adj. Cirurgia da FAMED-PUCRS

Vitor Osório Gomes, FAMED-PUCRS

Médico Hemodinamicista do serviço de hemodinãmica do hospital são lucas da pucrs

Publicado

2008-08-02

Como Citar

Diogo, L. P., Saitovitch, D., Biehl, M., Bahlis, L. F., O’keeffe, C. F., Carvalhal, G. F., & Gomes, V. O. (2008). Existe associação entre antiinflamatórios não-esteróides e nefropatia induzida por contraste?. Scientia Medica, 18(3), 133–140. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2853

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)